Semana Nacional do Trânsito tem início amanhã em Ferraz
Semana Nacional do Trânsito tem início amanhã em Ferraz
Palestras sobre direitos e deveres de motoristas e pedestres serão ministradas em sete escolas por agentes de trânsito do município; com coordenação das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana e de Educação, projeto "Trânsito: Esta união pode ser feliz" chega ao fim na sexta-feira (27 de setembro)A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai promover, a partir desta quarta-feira (25 de setembro), uma série de ações relacionadas à Semana Nacional do Trânsito. O start inicial do projeto "Trânsito: Esta união pode ser feliz" será às 10 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Alfredo Fróes Neto” (rua Guarani, 359, Vila Santo Antônio). Os secretários Carlos César Alves (Segurança e Mobilidade Urbana) e Denize Ribeiro (Educação) ficarão responsáveis pela abertura dos trabalhos.
O programa alinhavado pelas duas pastas do governo do prefeito Acir Filló visa conscientizar os alunos da rede, bem como seus pais, no que reside à paz, à consciência e à educação no trânsito. Ao todo, sete escolas municipais receberão, até o fim desta semana, agentes de trânsito, que, nas salas de aula, vão explicar os deveres e as obrigações dos motoristas e dos pedestres nas vias públicas. Cerca de 1, 8 mil estudantes do 4º e do 5º ano do ensino fundamental serão contemplados com a ação.
De acordo com o chefe da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o bacharel em Direito Carlos César Alves, o principal objetivo do projeto"Trânsito: Esta união pode ser feliz" é transformar o público infantil e juvenil em agente multiplicador da temática, para que esses grupos possam levar para dentro das casas ferrazenses noções sobre a forma correta de se comportar no trânsito e as possíveis infrações, em caso de desobediência:
“Nossos agentes de trânsito instruirão as crianças em tudo no que se diz respeito às leis de trânsito. Entregaremos, também, uma espécie de talão de multa fictício, onde o público infantil, de forma prática e lúdica, vai preencher as infrações cometidas por seus pais. Assim, além de as crianças e os jovens começarem desde cedo a respeitar o trânsito, eles ajudam na disseminação do que é certo e errado nas ruas, repreendendo, inclusive, os adultos, que ficam mais alertas quanto às obrigações e os deveres dos condutores”, explica Alves.
Ainda segundo o gestor, no talão fictício poderão ser ticados pelas crianças itens como ingerir bebida alcoólica, ocupar vaga de deficiente/idoso, estacionar sobre a calçada, parar em fila dupla em frente à instituição de ensino, não usar cinto de segurança, falar ao telefone celular enquanto dirige, entre outros.
Até o dia 26 de setembro (quinta-feira), receberão as palestras alusivas à Semana Nacional do Trânsito as seguintes unidades educacionais: Escola Integral e de Formação Pedagógica (Ediforp) I, Ediforp II, Emef “Sara Tineue”, Emef “Joracy Cruz”; Emef “Antônio Bernardino Corrêa” e Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) “Nurimar Martins Hiar”.
Já no dia 27 de setembro (sexta-feira), conforme detalha a secretária de Educação de Ferraz, o Ginásio Municipal “Professor Adão Dias dos Santos” (estrada dos Bandeirantes, 196, Jardim Santa Rosa), receberá alunos do 1º ano da Emeif “Professor Ruy Coelho”:
“Será uma atividade bem interessante. Na oportunidade, será montada no equipamento público uma espécie de minicidade, com direito a ruas e placas de trânsito. No cenário, as crianças, com carrinhos de brinquedos, vão simular percursos, sob a orientação de agentes”, complementa Denize.
Secom/ Ferraz - 24/09/2013
Foto: Will de Oliver