Vereadores aprovam Caminhada contra o Câncer em Poá

Segundo o documento, o evento deverá ser realizado anualmente, sempre no último domingo de outubro e deverá, ainda, constar no calendário oficial do município.



O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e um dos mais temidos, devido à sua alta incidência e pelos seus efeitos psicológicos. Por esse motivo, com o intuito de criar uma campanha de luta contra o câncer é que a Câmara municipal de Poá aprovou por unanimidade um projeto de lei que institui a Caminhada Contra o Câncer de Mama na cidade.

A proposta é de autoria do vereador Diogo Reis da Costa (PRTB), o Diogo Pernoca, e foi aprovada durante a última sessão plenária, em 27 de agosto, em segunda votação.

Segundo o documento, o evento deverá ser realizado anualmente, sempre no último domingo de outubro e deverá, ainda, constar no calendário oficial do município.

A ideia é que haja ampla divulgação aos moradores da cidade através de informativos, propagandas, cartazes e nas secretarias e UBSs, Unidades Básicas de Saúde.

Em justificativa, o autor diz que “o projeto viabiliza ações contra uma doença que tem atingido grande parte da sociedade, por esse motivo, essa caminhada será um evento para sensibilizar as mulheres poaenses sobre a importância de realizar o autoexame”, destacou o parlamentar.

A doença

De acordo com Instituto Nacional de Câncer, o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Por Gisele Santos - 01/09/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV