Alunos do Ediforp I participam de “Oficina de Cinema”
Ferraz: Alunos do Ediforp I participam de “Oficina de Cinema”
Objetivo central do programa desenvolvido pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em parceria com o Governo do Estado de São Paulo é fomentar a cultura audiovisual entre os educados da rede pública; as atividades tiveram início nesta terça-feira (22 de outubro) e serão desenvolvidas até 12 de novembro;
Por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e o Governo do Estado de São Paulo, o projeto “Oficina de Cinema” já está sendo desenvolvido na cidade. Com organização da Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa está atendendo, num primeiro momento, 20 alunos do Ensino Fundamental II (de 14 a 15 anos) da Escola Integral e Formação Pedagógica “Ediforp I” (rua Prefeito Takumi Koike, 77, Núcleo Itaim). O objetivo central do programa, empreendido de forma gratuita, é fomentar a cultura audiovisual entre os educados da rede pública. As atividades tiveram início nesta terça-feira (22 de outubro).
Com a “Oficina de Cinema”, os estudantes da rede municipal de Ferraz aprendem noções básicas sobre a criação de filmes, passando pela estrutura de processo de edição de áudio e de vídeo. As aulas começaram ontem e serão ministradas todas as terças e as quintas-feiras. Ao todo, serão nove aulas, de três horas, cada. O encerramento oficial da iniciativa acontece dia 12 de novembro (terça-feira). A grade curricular tem coordenação do cineasta Magno Borges Borini.
De responsabilidade da Secretaria do Estado de Cultura, o projeto tem como finalidade oferecer aulas de cinema, entre teoria e prática, nas cidades da Grande São Paulo. Todo município que recebe o programa produz, ao final do curso, um curta-metragem. O material é elaborado pelos alunos. O tema, geralmente, recai sobre a história da cidade, lenda ou algum caso interessante sobre aquela população.
De acordo com o gestor-administrativo da Secretaria de Cultura de Ferraz, o bacharel em Direito Clóvis Caetano, o curta-metragem da cidade contará sua história. A autoria é dos 20 alunos atendidos, neste primeiro momento, pelo curso.
“Durante as aulas, são analisados filmes curtos, técnicas e métodos experimentais. Mais do que uma oficina de roteiros, trata-se de uma oficina de produção. Os aprendizes já estão sendo orientados quanto à produção de um curta-metragem de baixo custo sobre nossa cidade. Sem grandes orçamentos, a criatividade é o que mais vale, bem como os materiais e instrumentos caseiros. Tenho certeza que, por meio de uma boa orientação, os alunos vão conseguir produzir um grande material. Qualquer câmera ‘de mão’ pode tirar uma grande ideia do papel”, explica Caetano.
Ao lado da Prefeitura de Ferraz, a Secretaria de Cultura do Estado vai certificar cada aluno participante da “Oficina de Cinema”. Durante a cerimônia, o curta sobre a história do município será exibido. Todos os alunos do Ediforp I vão assistir à produção.
Segundo o prefeito Acir Filló, o projeto, inédito na cidade, contribui com o desenvolvimento dos alunos:
“Não estamos falando apenas da criatividade, mas, também, do censo crítico, da redação e do trabalho em equipe. Tudo isso vem como importante complemento no desenvolvimento educacional de cada aluno participante. Essa oficina, inclusive, ajuda o educando a aflorar seu lado artístico e a conhecer, melhor, o lado histórico e cultural de Ferraz, por meio das dinâmicas apresentadas no decorrer do curso”, argumenta o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom/ Ferraz - 23/10/2013
Will de Oliver