Aniversário de Ferraz terá ação de inclusão de deficientes físicos

Aniversário de Ferraz terá ação de inclusão de deficientes físicos

Evento será realizado no sábado (12 de outubro), das 10 às 13 horas, no Ginásio Municipal “Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zancheta, 77 – Sítio Paredão); jogo de futsal de sete, com atletas amputados, faz parte da programação



Para comemorar os 60 anos de emancipação político-administrativa de Ferraz de Vasconcelos, o Poder Executivo vai promover, entre outras atividades, uma ação de inclusão de deficientes físicos. A Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer é a responsável pela iniciativa, que prevê a realização de um jogo de futsal de sete. O evento esportivo acontece neste sábado (12 de outubro), das 10 às 13 horas, no Ginásio Municipal “Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zancheta, 77 – Sítio Paredão).

Com entrada franca, partida contará com a participação de jogadores amputados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ferraz e da vizinha Itaquaquecetuba. Antes e depois do amistoso, uma banda formada pelas duas entidades vai se apresentar. Além de comemorar as seis décadas de existência da cidade, a iniciativa tem a finalidade de valorizar os deficientes físicos, oferecendo aos mesmos visibilidade, e promover a integração deles na sociedade, inclusive no segmento esportivo.

O secretário municipal de Esporte, Valmir dos Santos, o Sal, reforça a ideia. Para o gestor, os jogadores de sete “são exemplos de superação”:

“Isso demonstra que toda pessoa pode sobrepujar suas limitações, características físicas e demais deficiências. Todo problema poderia ser encarado por esses atletas como obstáculo. Eles, no entanto, fizeram o contrário e, nas quatro linhas, demonstram suas habilidades como um jogador convencional. Espero, assim, que esta atividade seja muito prestigiada, pois, estaremos disseminando o futsal para amputados, driblando o isolamento e a discriminação. Estamos falando de ferrazenses que são exemplos de vida, exemplo no esporte, verdadeiros heróis da vida real”, complementa.

Ainda segundo Sal, a falta de membros, dos movimentos e as limitações impostas pela vida não são suficientes para diminuir a qualidade técnica desses atletas:

“Dia a dia, esses jogadores buscam novos desafios e conquistas, alimentando dentro de si a força que utilizam para motivar e promover um simples movimento, pelo menos, aos olhos de quem é fisicamente perfeito”, valida o secretário do governo do prefeito Acir Filló.

Programação

O chefe do Poder Executivo ferrazense vai conceder uma entrevista coletiva nesta sexta-feira para divulgar a programação oficial do aniversário de 60 anos da cidade. O encontro ocorre no Paço Municipal, às 13 horas. A agenda teve início no último dia 5 (sábado), com a realização da Festa do Dia da Criança, no Centro Cultural. O cronograma chega ao fim em 19 de outubro (sábado), com a Corrida e Caminhada de Aniversário, que terá concentração na praça dos Trabalhadores:

“Ações culturais e esportivas, missa de Ação de Graças, premiação para professores, exposição de projetos pedagógicos e solenidade cívica são outras ações previstas pela Comissão Organizadora de Aniversário, formada por secretários municipais e demais servidores da máquina pública ferrazense. Apesar da grave crise financeira da administração municipal, que ainda sofre com a baixa arrecadação e com dívidas herdadas por gestões anteriores, a prefeitura, com criatividade e com a ajuda de parceiros, vai promover ações para valorizar a data e oferecer entretenimento para a população da cidade”, reafirma Filló.

Secom/ Ferraz - 10/10/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV