“Farmacêutico na Praça” acontece nesta sexta-feira em Ferraz

“Farmacêutico na Praça” acontece nesta sexta-feira em Ferraz

Na oportunidade, farmacêuticos da administração ferrazense e profissionais da iniciativa privada estarão no Centro Cultural, para atender à população, gratuitamente, tirando dúvidas sobre fórmulas e a administração correta de medicamentos



A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover, amanhã (11 de outubro), no centro da cidade, o programa “Farmacêutico na Praça”. A iniciativa será abrigada no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº, centro), entre 9 e 14 horas. Na oportunidade, os farmacêuticos da administração ferrazense e profissionais da iniciativa privada estarão no local, para atender à população, gratuitamente, tirando dúvidas sobre fórmulas e quanto à administração correta de medicamentos.

Outro objetivo da iniciativa, que faz parte da programação oficial de aniversário dos 60 anos de emancipação político-administrativa da cidade, é divulgar a estrutura farmacêutica da rede básica ferrazense, entre serviços e remédios oferecidos gratuitamente à população, como é o caso do carbonato de cálcio com vitamina D, prescrito para o controle da osteoporose, e do aparelho que mede glicose, muito utilizado por diabéticos.

Segundo uma das idealizadoras do “Farmacêutico na Praça”, Ironi da Conceição, devem participar da iniciativa cerca de dez especialistas. Entre outros esclarecimentos, o grupo vai compartilhar sobre a forma correta de ingerir determinados remédios – quando se pode tomá-los com água, ou com leite, por exemplo, ou antes e depois das refeições. As recomendações também passarão pelos cuidados com a automedicação, o armazenamento de remédios e as interações medicamentosas.

Tendas foram montadas no Centro Cultural para a realização da atividade. Para que sejam atrativas, algumas das orientações serão passadas por meio de vídeos e de brincadeiras. Distribuição de brindes também fará parte da programação. Ainda de acordo com Ironi, que é farmacêutica por formação, um dos pontos altos do encontro será a divulgação de como o cidadão pode adquirir, gratuitamente, no município, o medicamento que precisa, sobretudo os de uso contínuo. A profissional explica, inclusive, que a Secretaria de Saúde de Ferraz e o Governo do Estado de São Paulo distribuem vários remédios sem ônus, incluindo os de alto custo:

“Muita gente não sabe sobre isso. Aliás, temos estrutura para atender boa parte das enfermidades que acometem nossa população. A finalidade é explicar, ainda, ao cidadão, que, além dos medicamentos que constam na lista do município e do Estado, é possível adquirir de graça outros que, eventualmente, não façam parte do benefício. Nosso desejo é que, quem precisa, busque apoio médico na rede pública ferrazense”, complementa Ironi.

Segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Antonio do Nascimento, os trabalhos, amanhã, serão coordenados pela farmacêutica Susana Herrera, que também agendou palestras, bem como a distribuição de kits, contendo preservativos e folhetos sobre diversas doenças e formas de prevenção:

“Na oportunidade, ainda serão divulgados os exames que podem ser feitos na rede básica e o que oferece o Serviço de Atendimento de Especialidades, o SAE, como testes e tratamento de HIV, de tuberculose, de hanseníase e de sífilis”, destaca.

O chefe do Poder Executivo ferrazense valoriza o “Farmacêutico na Praça”:

“É muito importante que a população saiba como lidar com o medicamento. Para que seja eficaz, o remédio precisa ser bem administrado pelo paciente, no que diz respeito ao armazenamento, a horários e às combinações com alimentos. Esse programa é muito interessante. Tenho certeza que, nesta sexta-feira, muitos poderão tirar suas dúvidas quanto ao assunto”, reforça Filló.

Secom/ Ferraz - 10/10/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV