Capacitação sobre Gestão Ambiental tem início sexta-feira em Ferraz

Capacitação sobre Gestão Ambiental tem início sexta-feira em Ferraz de Vasconcelos

Idealizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, e com apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental, evento acontece, das 9 horas ao meio-dia, na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv); abertura oficial dos trabalhos contará com a participação do prefeito Acir Filló



Será realizado nesta sexta-feira (4 de outubro), em Ferraz de Vasconcelos, o “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”. Idealizado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, e com apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental, o evento acontece, das 9 horas ao meio-dia, na Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv) – rua Bruno Altafim, 26, Sítio Paredão. A iniciativa segue até o mês de dezembro, com a promoção de mais quatro palestras.

Destinado aos trabalhadores do Poder Executivo ferrazense e a representantes da sociedade civil organizada de todo o Alto Tietê, o encontro terá à frente José Valverde Machado Filho, professor e especialista em Direito e Gestão Ambiental. Na oportunidade, o profissional vai abordar diversos temas referentes a políticas públicas de resíduos sólidos. A adesão dos participantes será gratuita.

De acordo com o secretário-adjunto do Verde e Meio Ambiente de Ferraz, Marcos Marcelino, o objetivo do encontro “é promover a continua capacitação da estrutura ambiental do município, considerando e integrando, de forma transversal, as demais áreas do governo e seus servidores”:

“Desejamos promover a conscientização quanto à exploração do patrimônio natural de Ferraz de Vasconcelos. Temos uma grande riqueza em mãos, já que nossa cidade abarca cerca de 25% de Mata Atlântica. Por isso, devemos preservar e disponibilizar mecanismos para que a sociedade respeite e resguarde a natureza. A capacitação e a orientação dirigida, como esta que vamos realizar a partir de sexta-feira, são alguns destes mecanismos”, explica.

Ainda segundo Marcelino, durante o evento, o palestrante vai trabalhar a disseminação do conhecimento sobre temas estratégicos e ligados aos interesses da preservação ambiental e da administração pública ferrazense. O gestor explica que a intenção é compartilhar com os trabalhadores da prefeitura a gestão de políticas públicas integradas e que visam o fortalecimento da política ambiental municipal.

Presença confirmada na abertura oficial do evento, o prefeito Acir Filló enfatiza que o Meio Ambiente é um dos eixos do governo ferrazense. Sendo assim, a expectativa do gestor para as atividades que serão desenvolvidas na sexta-feira, na Acifv, são as melhores:

“Por muito tempo, o Meio Ambiente ficou esquecido em Ferraz. Agora, o tema tem seu lugar garantido na esteira de discussões, sobretudo quanto às políticas públicas que podem ser aplicadas para sua disseminação e preservação. Nosso intuito é tornar a articulação entre o governo municipal, o setor empresarial e a sociedade civil ferrazense cada vez mais forte, para que, desta forma, possamos construir uma cidade cada vez melhor e ecologicamente correta”, complementa o chefe do Poder Executivo ferrazense.

Programação

O “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental” segue até o mês de dezembro com mais quatro palestras. No dia 18 de outubro, o professor de Direito Ambiental Luís Fernando Freitas Penteado vai ministrar o tema “Conceitos e Ferramentas para a Gestão Ambiental Municipal”.

No dia 1º de novembro, Valverde vai falar sobre “Legislação Ambiental: Fundamentos e Aplicação”. Já em 14 de novembro, Penteado aborda “Políticas de Mudanças Climáticas”. No dia 6 de dezembro, Valverde encerra o ciclo com a palestra “Educação Ambiental”. A exemplo da que vai ocorrer no próximo dia 4, todas as explanações serão abrigadas Acifv, entre 9 horas e meio-dia.

Secom/ Ferraz - 02/10/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV