Ferraz participa de evento nacional de Educação
Ferraz participa de evento nacional de Educação
Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação representou a cidade no “5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar”, promovido em Brasília, pelo Ministério da Educação e Cultural; objetivo do evento foi discutir a formação e a importância dos colegiados para uma eficiente gestão escolarA Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos participou do “5º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar”, realizado em Brasília, recentemente. Janaína Menezes Cubas, supervisora de Ensino da pasta, representou, na oportunidade, o governo ferrazense. Segundo a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, foi a primeira vez que a cidade participou de um evento deste porte.
Com abertura em 16 de outubro, o encontro foi promovido no Distrito Federal até o último dia 18. Gestores educacionais de diversas partes do País tiveram a oportunidade de debater sobre assuntos pertinentes ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, como política de apoio à gestão educacional. O evento também tratou sobre o processo de formação desses grupos, da concepção aos recursos didáticos utilizados no processo e sobre o fortalecimento deste tipo de colegiado.
Com a participação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a conferência valorizou a participação efetiva da comunidade na formação do Conselho de Escola para deliberações acerca da instituição de ensino, não apenas no que tange à parte financeira, mas, principalmente, o segmento pedagógico.
Conforme aponta Janaína, todas as unidades escolares devem ter o seu colegiado. O grupo deve abarcar professores, alunos, pais de estudantes, funcionários e gestores (diretor, vice-diretor, coordenador, supervisor). Juntos, os membros têm como premissa decidir os caminhos a serem trilhados pela instituição de ensino, independentemente se é gerida pela esfera municipal, ou pelas redes particular ou estadual:
“O objetivo central é discutir a gestão de uma escola, visando à qualidade de ensino como um todo. Por isso, fizemos questão de participar do encontro em Brasília. A ideia é fortalecermos os conselhos, para que eles tenham cada vez mais possibilidades de contribuir na gestão escolar. É fundamental ouvirmos pais, professores, alunos e funcionários, para uma eficiente coordenação”, complementa a supervisora.
Segundo a chefe da pasta da Educação de Ferraz, a cidade já está se preparando para participar da conferência que será realizada em âmbito estadual, dentro de algumas semanas. O local e a data dos trabalhos ainda serão definidos. Segundo a gestora, as discussões vão ter a mesma temática do encontro promovido no Distrito Federal, dias atrás:
“Para nós, é de extrema importância discutirmos sobre o fortalecimento dos conselhos escolares. Em Ferraz, por exemplo, todas as 44 escolas da rede municipal contam com conselhos constituídos e atuantes, que deliberam, questionam e resolvem”, considera Denize.
Nesta esteira de pensamentos, o prefeito Acir Filló valoriza a participação da supervisora ferrazense nas discussões promovidas em Brasília e o trabalho empreendido pela Secretaria Municipal de Educação quanto à formação dos conselhos na rede:
“Tudo que traz conhecimento é importante para a cidade. Conselho de escola é coisa séria, é um colegiado que precisa ser valorizado e bem trabalhado. Em nossa cidade, esta formação é uma realidade. Levamos a sério a criação dos grupos, tanto quanto à capacitação de seus membros, para que possam, credenciados, contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e garantir a efetiva participação da comunidade na gestão educacional, conforme prevê a legislação”, complementa o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom/ Ferraz - 31/10/2013
Foto: Divulgação