Poá recebe prêmio em excelência de tratamento da tubeculose
Poá recebe prêmio em excelência de tratamento da tubeculose
Em reconhecimento ao trabalho feito pela Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a Secretaria de Estado da Saúde premiou o município por alcançar o percentual de 87% de cura da tuberculose.Os profissionais da Secretaria de Saúde de Poá receberam o prêmio / Foto: Divulgação |
De acordo com a enfermeira do SAE, Lisa Mara Quintas, Poá já ganhou este prêmios outras vezes, mas com essa, já e a terceira vez consecutiva que a cidade é contemplada. O reconhecimento veio no dia 25 deste mês de setembro, em uma cerimônia no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, em que a cidade foi representada pelo médico infectologista da rede municipal de saúde, Ricardo Pereira de Almeida, e pela auxiliar de enfermagem, Janubia Nobres Ramos.
Ainda segundo Lisa, o percentual de cura considerado elevado, se deve pelo tratamento realizado e oferecido na rede. Ela explicou que é feito a chamada busca ativa, através do sintomático respiratório, ou seja, quando a pessoa apresenta um quadro de tosse há mais de duas semanas, falta de apetite e perda de peso e febre. “Diante disso, o paciente é encaminhado para o exame de escarro e o raio-x de tórax. Em qualquer UBS ou no próprio SAE o paciente tem esse atendimento”, disse.
Após o diagnóstico, a pessoa faz um tratamento que geralmente dura seis meses no SAE, com o médico infectologista. A enfermeira ressaltou as doses do medicamento para a tuberculose são supervisionadas.
Para a secretária de Saúde do município, Claudia Cristina de Deus, o prêmio mostra a eficácia do tratamento oferecido na rede básica de saúde. “Estamos trabalhando para fazer o percentual aumentar cada vez mais”, afirmou.
Secom/ Poá - 01/10/2013