Prefeito de Ferraz conquista rede de esgoto para Vila Cristina
Prefeito de Ferraz conquista rede de esgoto para Vila Cristina
Anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (3 de outubro) pelo diretor-metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato Yoshimoto, durante audiência com Acir Filló; solicitada pelo líder do Democratas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Estevam Galvão de Oliveira, reunião foi realizada no escritório estatal, em Pinheiros, na capitalUm dos bairros mais carentes de Ferraz de Vasconcelos, a Vila Cristina vai ganhar rede coletora de esgoto. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (3 de outubro) pelo diretor-metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato Yoshimoto, durante audiência com o prefeito Acir Filló. Solicitada pelo líder do Democratas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Estevam Galvão de Oliveira, a reunião foi realizada no escritório estatal, em Pinheiros, na capital.
Segundo os executivos da Sabesp, a expectativa é que a Vila Cristina receba, em breve, uma estação elevatória – reivindicação feita, não de hoje, pelo atual chefe do Poder Executivo ferrazense. Na reunião realizada hoje, em São Paulo, Filló confirmou que, atualmente, Ferraz conta com 89% do esgoto coletado e 86% tratado, e que sua intenção é melhorar estes índices, trabalhando para que regiões que não contam com os serviços passem a ser beneficiados com os mesmos. O objetivo do gestor é que a cidade seja atendida em 100% pela autarquia até o fim de seu mandado.
Na oportunidade, a companhia de saneamento afirmou que Ferraz também está sendo contemplada com o Programa de Despoluição dos Rios e Córregos da Região Metropolitana de São Paulo. Coordenado pelo Governo de Geraldo Alckmin, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, o projeto prevê a canalização de quatro córregos da cidade, Vila Correia, Vila Romanópolis, Cambiri e Vila São Paulo / Maria Cecília, considerados os mais críticos no que tange à recuperação.
Ao lado do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, do secretário municipal de Planejamento, João Matias, do adjunto da pasta, o engenheiro Silas Faria, e do vereador Clemilson Lima Dias, o QueQuê, Filló comemorou as informações passadas pela Sabesp, que também foi representada durante a audiência pelo chefe de Gabinete da Presidência, Luiz Fernando Beraldo Guimarães.
Dentro dos próximos dias, a equipe regional da Sabesp irá até a localidade verificar a real situação do córrego e buscar soluções para o problema apontado pelo chefe do Poder Executivo.
Dívida
Filló solicitou, também, à Sabesp, que estude a possibilidade de aderir a uma “negociação amigável”, para extinguir processos judiciais que existem conta a administração municipal e a Companhia de Saneamento:
“Há processos judiciais da Sabesp contra Ferraz e processos nossos contra a Sabesp, ambos relacionados a dívidas. A intenção é entrarmos num consenso para solucionarmos a questão amigavelmente”, argumentou o prefeito.
Num primeiro momento, a solicitação foi acatada pela autarquia. A Sabesp e o governo de Filló até já definiram os representantes de ambos os lados para debater a questão daqui em diante:
“Vamos levantar todos os débitos e entrar num acordo consensual”, garantiu Yoshimoto.
Estima-se que o processo da Sabesp contra a Prefeitura de Ferraz gire em torno de R$ 22 milhões. Já a Companhia deve possuir débitos com o município em torno de R$ 160 milhões.
Secom/ ferraz - 05/10/2013
Fotos: Viviane Strelec