Prorrogadas inscrições para “2º Casamento Comunitário” em Ferraz

Prorrogadas inscrições para “2º Casamento Comunitário” em Ferraz de Vasconcelos

Casais que pretendem oficializar união têm até o dia 25 de outubro para firmarem cadastro, que vale cinco quilos de alimento não perecível; do tipo inter-religiosa, cerimônia será oferecida pelo Fundo Social de Solidariedade, na manhã de 3 de novembro (domingo), no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, bairro Tanquinho)



O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos prorrogou as inscrições para o “2º Casamento Comunitário”. O cadastro, que, num primeiro momento, seria realizado até 17 de outubro, agora, pode ser firmado até próximo dia 25 (sexta-feira). A adesão, por casal, vale cinco quilos de alimento não perecível. Os mantimentos, posteriormente, serão destinados às famílias menos favorecidas do município. A celebração será oferecida na manhã de 3 de novembro (domingo).

Em sua segunda edição, o “Casamento Comunitário” deverá contar com a participação de 50 casais da cidade. A cerimônia será abrigada no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, bairro Tanquinho), a partir das 10 horas – 4675-1793. À frente do projeto está a presidente do Fundo Social ferrazense, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos.

A inscrição dos interessados deve ser firmada até 25 de outubro, na sede do órgão (rua Carlos Gomes, 220, centro), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As vagas são limitadas. No ato, é preciso apresentar as originais e cópias simples do RG, do CPF e da certidão de nascimento, além de um comprovante de endereço.

De acordo com informações dos organizadores do evento, para quem é divorciado, é necessário ter em mãos, também, a certidão de casamento averbada. Para quem é viúvo, é obrigatória a apresentação do atestado de óbito do (a) ex-companheiro (a).

A cerimônia do “Casamento Comunitário” será do tipo inter-religiosa. Um pastor e um padre (a serem definidos) concederão as bênçãos, de acordo com a crença de cada casal participante, contemplando, assim, evangélicos e católicos. Importante lembrar que não haverá custas de cartório inerentes ao processo civil para os noivos. A oficialização da união será oferecida gratuitamente, bem como o bolo e o champanhe após a assinatura dos papéis.

Contudo, o Fundo Social solicita, em caráter de contribuição, a doação de cinco quilos de alimento não perecível por parte dos noivos. O apoio pode ser oficializado no ato da inscrição. Os mantimentos, posteriormente, serão repassados às famílias carentes do município.

Emoção

Em maio, o Fundo Social de Ferraz realizou a primeira edição do “Casamento Comunitário”. Na oportunidade, 44 casais participaram da iniciativa, abrigada no Centro de Integração e Cidadania (CIC), no Conjunto CDHU. A cerimônia contou com a presença de mais de 300 pessoas.

Segundo a primeira-dama ferrazense, a expectativa é das melhores quanto à realização da segunda edição do projeto, que será celebrada em 3 de novembro:

“Seguramente, será um momento muito marcante, não só para os noivos, mas para todos nós, organizadores da iniciativa. Estamos proporcionando, afinal, que 50 casais realizem o sonho do casamento, com direito a vestido de noiva, véu, grinalda e papel assinado. Em maio, o evento foi um grande sucesso e, desta forma, vamos promover mais uma edição. Envolvida nesta atividade, me pego lembrando do meu casamento e no quanto eu e o Filló (o prefeito de Ferraz, Acir Filló) estávamos felizes naquele dia”, observa Viviane.

O chefe do Poder Executivo faz coro com a esposa, ao passo em que destaca a importância de a adesão do “Casamento Comunitário” ser gratuita e voltada para aqueles que desejam oficializar o matrimônio, mas não têm condições de arcar com as tradicionais custas cartorárias:

“O ‘Casamento Comunitário’ privilegia os que não têm como custear as cerimônias civil e religiosa. Muitos casais chegam a adiar a realização do sonho de casar, oficialmente, por não terem condições financeiras. Por isso, esse projeto vai ao encontro dessa necessidade. É muito bom poder participar de um momento como esse”, reitera o gestor.

Secom/ Ferraz 09/10/2013
Foto: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV