Saúde realiza mais de 493 mil procedimentos no segundo quadrimestre de 2013 em Ferraz
Saúde realiza mais de 493 mil procedimentos no segundo quadrimestre de 2013 em Ferraz
Números foram divulgados na manhã desta terça-feira (29 de outubro), durante audiência pública abrigada na Câmara de Ferraz de Vasconcelos, para a avaliação da aplicação de recursos públicos no período; trabalhos tiveram à frente o secretário municipal de Saúde, o médico Luiz Antonio do NascimentoA Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos fechou o segundo quadrimestre de 2013 com a realização de 493.369 procedimentos. Os números foram divulgados na manhã desta terça-feira (29 de outubro), durante audiência pública abrigada na Câmara ferrazense, para a avaliação da aplicação de recursos públicos no período. O médico Luiz Antonio do Nascimento, chefe da Saúde no governo do prefeito Acir Filló, ficou à frente dos trabalhos, que foram empreendidos entre 9 horas e 11h30.
Acompanhada da adjunta da pasta, a advogada Tânia Mara Porfírio Faria Silva Santos, e de outros técnicos da rede básica de Saúde, Nascimento compartilhou os dados sobre as atividades da secretaria do qual é responsável, oficialmente, desde o dia 24 de agosto. Tanto Tânia quanto o hoje secretário municipal de Governo, Juracy Ferreira da Silva, precederam o médico na gestão da secretaria. A audiência foi promovida pela Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT), presidida pelo vereador Antonio Carlos Alves Correia, o Tonho.
Segundo Nascimento, enquanto no primeiro quadrimestre de 2013 foram registrados 321.244 mil procedimentos, entre maio e agosto deste ano o índice foi incrementado em 53,6%, com um total de 493.369 atendimentos. Os índices foram compartilhados, também, por meio de slides, com o público presente, membros do Conselho Municipal de Saúde e com os demais vereadores que acompanharam a explanação.
Nascimento fez questão de esmiuçar dados não somente sobre os atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e endereços descentralizadas, como também sobre exames e demais procedimentos, demandas, tratamentos oferecidos, campanhas de vacinação promovidas no período e os recursos que foram investidos no setor. O secretário de Saúde confirmou que, nos últimos dez meses, dos cofres municipais foram investidos cerca de R$ 14,2 milhões, ultrapassando, assim, o percentual previsto por lei, que é de 15% da arrecadação total.
Durante os trabalhos, também foi falado sobre o atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) I e II. O médico ainda destacou o fim da fila de espera de análises por imagem. Algumas solicitações de exames aguardavam de um a dois anos para deferimento e agendamento.
No decorrer da audiência, Nascimento adiantou que a municipalidade está trabalhando na aquisição de dois veículos adaptados para o transporte de pacientes que tenham mobilidade reduzida. O chefe da pasta da Saúde também revelou que a prefeitura pretende contratar uma clínica veterinária, para a castração de animais domésticos de rua, como cães e gatos, que acabam se reproduzindo sem controle, contribuindo para graves problemas de saúde pública. A iniciativa encontra-se em fase de estudos.
Nascimento, que já desempenhou o cargo de secretário de Saúde por duas outras oportunidades, reiterou a importância da realização de audiências públicas:
“Este é o momento que o gestor tem para prestar contas à população, aos vereadores e aos órgãos ligados à Saúde. Hoje, tivemos a oportunidade de exibir, de forma transparente, as ações promovidas pela pasta que gerencio em Ferraz. Ao mesmo tempo, sanamos dúvidas dos parlamentares, que estão no papel de fiscalizadores”, complementa Nascimento.
O prefeito Acir Filló faz coro com o secretário de Saúde:
“As audiências públicas são importantes para expormos, com toda a clareza, nossas ações. Sempre sugiro aos nossos secretários que expliquem, com a máxima transparência, tudo que está sendo feito por nosso governo, para que a população, os vereadores e todos os interessados saibam, exatamente, o que é realizado em prol do município”, complementa o chefe do Poder Executivo.
Secom/ Ferraz - 30/10/2013
Fotos: Will de Oliver