Secretários de Ferraz participam de debate sobre Mobilidade Urbana
Secretários de Ferraz participam de debate sobre Mobilidade Urbana
Promovido pelo jornal Folha de S. Paulo, ontem (10 de outubro), encontro foi abrigado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na capital paulista; governador Geraldo Alckmin participou dos trabalhos, que foram mediados pelo jornalista Raul Juste Lores, correspondente do periódico paulista em WashingtonSecretários da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos participaram, na manhã de ontem (10 de outubro), do encerramento do “Fórum de Mobilidade Urbana”, promovido pelo jornal Folha de S. Paulo. O encontro foi abrigado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na capital paulista. O governador Geraldo Alckmin fez a abertura do último dia do evento, que foi mediado pelo jornalista Raul Juste Lores, correspondente do periódico paulista em Washington (EUA).
Do governo do prefeito Acir Filló, participaram da iniciativa o secretário Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos (Obras), o adjunto de Planejamento, Silas Faria, e o adjunto de Comunicação Social, Miguel Leite. O primeiro tema debatido durante o fórum foi “Políticas de Urbanização”. A problemática, inclusive, segundo Faria, é vivenciada em Ferraz e merece atenção no que tange readequação e melhorias.
Já os arquitetos Márcio Kogan, Raquel Rolnik (professora de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU – e colunista da Folha) e Regina Meyer (professora de Arquitetura e Urbanismo da FAU) explanaram, na oportunidade, a questão da verticalização imobiliária e do sistema de transporte dos moradores de São Paulo, principalmente no que se refere aos residentes da Cidade Tiradentes. Localizado na Zona Leste, o bairro faz divisa com Ferraz, na região do Cambiri.
“Foi muito bem destacado, inclusive, pelos palestrantes e debatedores, o problema de mobilidade entre os bairros da periferia e da área central da capital. Isso vem ao encontro das nossas necessidades também, pois Cidade Tiradentes, salientado em várias explanações no decorrer do fórum, fica no limite de Ferraz e de São Paulo. Assim, essa questão tem de ser muito bem analisada, para encontrarmos uma medida que atenue as dificuldades da população das duas cidades”, enfatizou Faria, que é engenheiro por formação.
Carlinhos lembrou no encontro que os espaços públicos que serão construídos futuramente nas cidades têm de ser projetados para facilitar a mobilidade urbana de uma forma geral. A questão, a exemplo de outras de grande importância, também foi levantada durante o fórum promovido pela Folha de S.Paulo:
A programação do evento, no período da manhã, teve continuidade com a participação dos palestrantes Raul Juste Lores e do diretor de Mobilidade Urbana do Odebrecht Transport, Rodrigo Carnaíba. Os especialistas debateram sobre “Mobilidade nas Grandes Metrópoles: Pequim (China), Nova Yorque e Washington (EUA)”.
À tarde, a agenda ainda contemplou os tópicos: “Alternativas de Locomoção”, com o vereador paulistano José Police Neto; “A Opção por Grandes Obras Viárias”, com o arquiteto e urbanista Candido Malta; e “Vislumbrando o Futuro”. Mediado pelo jornalista da Folha de S. Paulo Mário César Carvalho, este painel contou com a participação do diretor de Desenvolvimento de Negócios do Google, Alessandro Germano, e de Renato Cerqueira, da IBM. Por volta das 13 horas foi exibido o documentário “Sinfonia da Metrópole”.
Fórum
A abertura do “Fórum de Mobilidade Urbana”, realizada na quarta-feira, contou com a participação do prefeito da capital, Fernando Haddad. Já os trabalhos de ontem foram encerrados pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. De acordo com os organizadores do evento, o crescimento da renda e do emprego no Brasil, nos últimos anos, foi acompanhado por um agravamento dos gargalos de infraestrutura, como a dificuldade de locomoção nas metrópoles.
Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o trajeto entre casa e trabalho nas grandes cidades do País está entre os mais demorados do mundo e, na maioria dos casos, a tendência é de piora.
A frota de veículos da capital paulista ganhou, em média, 650 novas unidades por dia nos últimos cinco anos, atingindo um total superior a 7,5 milhões de unidades em agosto de 2013. A dificuldade de locomoção nas grandes cidades tem sido tema crescente de debate no Brasil e contribui para a eclosão das manifestações sociais de junho.
Secom/ Ferraz - 13/10/2013
Fotos: Miguel Leite