Zoonoses de Poá faz chipagem em animais de grande porte
Zoonoses de Poá faz chipagem em animais de grande porte
A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Zoonoses, começou a realizar nesta quinta-feira, dia 24, a chipagem de animais de grande porte, como cavalos, bois e vacas. A ação tem como objetivo identificar esses animais, para que seus donos possam ser localizados, se eles estiverem, por exemplo, soltos nas ruas.![]() |
Cerca de 20 cavalos foram chipados no primeiro dia da ação / Foto: Julien Pereira |
De acordo com a coordenadora da Zoonoses, a veterinária Alessandra Pereira Digenova Ramos, o levantamento feito pelo Departamento aponta que no município existem cerca de 250 animais, entre cavalos, bois e vacas. Neste primeiro dia, no bairro Água Vermelha, cerca de 20 cavalos foram submetidos à microchipagem (colocação de um microchip com informações do animal), um procedimento oferecido pela Prefeitura e indolor e que não oferece risco algum aos animais, segundo informou a veterinária.
Alessandra ainda ressaltou que a identificação desses bichos é de extrema importância, já que foram registrados casos de cavalos soltos, que reviram lixos e que são atropelados. “A Zoonoses resgatou muitos animais em situação de perigo, porém estávamos tendo dificuldade em identificá-los. Com o chip, se encontrarmos algum animal perdido saberemos a quem ele pertence”, disse.
![]() |
A proprietária recebe um documento e instruções sobre posse responsável / Foto: Julien Pereira |
A chipagem também inclui uma palestra sobre posse responsável. “Os proprietários precisam saber da responsabilidade em se ter um animal, por isso, a veterinária e os técnicos da Zoonoses irão conversar a respeito. Isso é uma forma de proteger os bichos, evitando que eles fiquem nas ruas, correndo riscos”, afirmou a secretária de Saúde da cidade, Claudia Cristina de Deus.
Esta ação, segundo o Departamento de Zoonoses, seguirá até que todos os animais desse porte sejam chipados. A previsão é que até dezembro este serviço esteja concluído. Mais informações pelo telefone da Zoonoses – 4638-1330.
Secom/ Poá - 24/10/2013