Campanha Novembro Azul é lançada e atende homens de 45 a 70 anos em Mogi

Campanha Novembro Azul é lançada e atende homens de 45 a 70 anos em Mogi das Cruzes

Mogianos com idade entre 45 e 70 anos podem procurar uma unidade de saúde municipal e solicitar o agendamento do exame de PSA (antígeno prostático específico), que consiste na coleta de sangue. O exame é o primeiro passo para a detecção precoce do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens com mais de 50 anos. 

Dr. Renato Chavasco explicou detalhes sobre o câncer de próstata, exames indicados e esclareceu dúvidas do público presente, nesta segunda-feira, no auditório da Policlínica / Foto: Divulgação


A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, lançada oficialmente nesta segunda-feira, no auditório da Policlínica, equipamento mantido pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mais de 200 pessoas participaram do evento. “Escolhemos a Policlínica para o lançamento desta campanha porque acabamos de firmar um importante convênio de cooperação, onde a Policlínica passa a integrar o SIS – Sistema Integrado de Saúde, oferecendo uma série de consultas e exames para a população mogiana”, explicou o prefeito Marco Bertaiolli, acompanhando da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli. Os dois assinaram o decreto de implantação da Campanha Novembro Azul na cidade.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho. Na sequência, o secretário adjunto, Marcello Cusatis, fez uma apresentação sobre a realização da campanha em Mogi das Cruzes. “Durante todo o mês de novembro, homens com mais de 45 anos poderão realizar o exame de sangue em uma das unidades de saúde da Rede Básica”, explicou.

O vereador Francisco Bezerra falou em nome da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. “Esta campanha deve servir para incentivar os homens a realizarem exames preventivos, a exemplo das mulheres”, afirmou ele, lembrando que a Campanha Novembro Azul é resultado de uma parceria firmada entre a Câmara Municipal, Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Saúde.

O evento terminou com uma apresentação do médico Renato Chavasco, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, que explicou detalhes sobre o câncer de próstata e esclareceu dúvidas dos participantes sobre exames, tratamento e prevenção. “O público presente demonstrou um grande interesse pelo tema, o que é muito bom. Esperamos que todos participem também da campanha”, afirmou.
Entre o público presente estavam alunos das academias da terceira idade da Unica, em Jundiapeba, e do Pró-Hiper, no Mogilar. No período da tarde, o médico Carlos Chrisman, da Secretaria Municipal de Saúde, ministrou palestra para cerca de 100 pessoas no Pró-Hiper. Na próxima segunda (18/11), o mesmo evento será realizado na Unica.

Secom/ Mogi - 12/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV