Guarda Civil Ambiental de Ferraz intensifica ações

Guarda Civil Ambiental de Ferraz intensifica ações

Vinculada à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Secretaria Municipal de Segurança de Ferraz de Vasconcelos, corporação tem como principal atividade combater os crimes previstos no Código Florestal e demais cometidos contra a natureza; em seis meses de atividades, grupo fechou 12 aterros clandestinos, apreendeu 98 caminhões, além de nove máquinas pesadas que agiam de forma irregular no município



Com o objetivo de combater os crimes ambientais e conscientizar a população ferrazense sobre a preservação do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos investiu na formação efetiva da Guarda Civil Ambiental. A corporação começou a ser implementada na cidade no início da atual gestão, apesar de existir na cidade, legalmente, desde 2010. Vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Secretaria Municipal de Segurança, o grupo tem como principal atividade combater os crimes previstos no Código Florestal e demais cometidos contra a natureza.

De quatro meses para cá, a operação da Guarda Ambiental, inclusive, foi intensificada, sobretudo quanto à supressão de vegetação, à fiscalização de áreas de preservação permanente e à concessão de licença para obras, atividades ou projetos de utilidade pública e de interesse social. De acordo com a secretária municipal de Segurança, a coronel PM da Reserva Elizabete Soliman, hoje, a Guarda Ambiental de Ferraz conta com três agentes ambientais especializados em Gestão Ambiental, que combatem os mais diversos crimes ligados ao segmento na cidade.

Entre as ações previstas pelo grupo, estão o combate a aterros clandestinos, a cortes ilegais de árvores, à supressão de vegetação e à invasão que culmina na construção de imóveis em Áreas de Preservação Ambiental (APPs) e em áreas de mananciais. Nos últimos seis meses, a corporação de Ferraz fechou 12 aterros clandestinos, apreendeu 98 caminhões, além de nove máquinas pesadas que agiam de forma irregular no município. A Guarda Ambiental também trabalhou, em paralelo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação, no combate às invasões de terras de propriedade particular ou públicas:

“Segundo recente levantamento, Ferraz tem, aproximadamente, 74 pontos de invasão e, nesta questão, a Guarda Ambiental tem se debruçado, também. Vale lembrar que, no geral, já foram aplicadas mais de R$ 90 milhões em multas, das mais diversas naturezas. As quantias já recolhidas serão revertidas, integralmente, em projetos ambientais, obras de infraestrutura e demais melhorias no município”, explica.

Ainda de acordo com a chefe da pasta, os infratores flagrados em Ferraz cometendo crimes ambientais, como despejo de dejetos provenientes de outros municípios e degradação ou desmatamento da natureza, são encaminhados para a Delegacia do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes (rua Olegário Paiva, 145, centro), onde são instaurados os inquéritos, para a apuração da conduta dos infratores.

Soliman também explica que, além do combate aos crimes ambientais, a guarda tem como finalidade conscientizar a população quanto à preservação da natureza. Além disso, o grupo instrui a comunidade sobre a forma correta de podar árvores, bem como quanto a realizar o transporte de terras e de entulhos:

“Muitas vezes, o munícipe devasta uma área de preservação, sem, ao menos, saber o crime que está cometendo. Por isso, é tão importante trabalharmos na orientação do cidadão”, complementa Soliman.

Qualquer denúncia sobre crimes ambientais podem ser feito pelo 153, com sigilo absoluto, ou por meio da Ouvidoria da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, que opera pelo número 4674-7809. O denunciante pode se dirigir, também, à base da Guarda Civil Ambiental, que funciona no número 10 da rua Japão, no centro.

Secom/ Ferraz - 11/11/2013
Fotos: Will de Oliver

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV