Conta de água terá reajuste de 3,14% nas cidades do Alto Tietê

Conta de água terá reajuste de 3,14% nas cidades do Alto Tietê

A partir de 11 de dezembro deste ano, os consumidores de Suzano e região vão pagar mais caro nas contas de água e esgoto, emitidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

As faturas serão reajustadas em 3,14%. A determinação do reajuste foi determinada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). 
De acordo com informações divulgadas pelo órgão, o reajuste corresponde à correção da inflação medida pelo IPCA no período de julho de 2012 a julho deste ano, que foi de 6,27%, menos um percentual de eficiência. Para a tarifa residencial social, o valor do fornecimento de até 10m³ de água passa de R$ 5,53 para R$ 5,70, por mês.
Os municípios da região que são atendidos pela Sabesp e que pagarão a nova tarifa são Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Itaquaquecetuba, Poá e Santa Isabel. 

SISTEMA PRODUTOR
Esta semana, o DS mostrou que o Sistema Produtor de Águas do Alto Tietê (SPAT) está em 50,4%, de acordo com o índice de armazenamento e pluviometria das represas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. O nível de armazenamento coloca a região em penúltimo lugar no índice, que monitora seis sistemas. No ano passado, o Alto Tietê tinha a marca de 36,2% de armazenamento.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), os reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os o Sistema Alto Tietê, estão operando em níveis satisfatórios. "Alguns deles, aliás, estão acima da média histórica para o período", informa a autarquia. "Os reservatórios armazenam a água durante a temporada chuvosa, de outubro a março, e na época de estiagem, entre abril e setembro. Depois, continuam fornecendo à população a água que foi armazenada, operando em um ciclo absolutamente normal e previsível. Dessa forma, não há motivo para preocupação com relação ao abastecimento".
O Sistema Alto Tietê atende a uma população de 3,5 milhões de habitantes e abastece parte da Zona Leste de São Paulo, parte de Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos.

Fonte: Diário de Suzano ed.: 9668 - 10 de novembro de 2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV