Ferraz promove palestra sobre Saúde Mental

Ferraz promove palestra sobre Saúde Mental

Evento foi abrigado, das 9 horas ao meio-dia, no Centro de Integração e Cidadania (CIC), no Parque São Francisco; voltada aos profissionais da rede básica de Saúde, iniciativa teve como pauta central os novos rumos e diretrizes da saúde mental na rede básica de saúde, com direito à descentralização dos serviços


A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu, na manhã desta sexta-feira (8 de novembro), uma palestra sobre a Rede Psicossocial de Atenção Básica. O evento foi abrigado, das 9 horas ao meio-dia, no Centro de Integração e Cidadania (CIC), que funciona no número 60 da rua Américo Trufelli, no Parque São Francisco. Voltado para todos os profissionais da rede básica de Saúde, o evento teve como pauta central os novos rumos e diretrizes da saúde mental no município. Cerca de cem pessoas compareceram ao encontro.

O coordenador de Saúde Mental de Ferraz, o psicólogo Alexandre Cople, ficou responsável pela abertura dos trabalhos, que tiveram como principal objetivo discutir a viabilização da descentralização do atendimento oferecido na rede pública de saúde a este público-alvo. Na oportunidade, o especialista falou sobre a possibilidade de a municipalidade abrir mão dos Ambulatórios de Saúde Mental, que funcionam na Vila Santo Antonio e na Vila Romanópolis, levando para todas as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade este tipo de acolhimento. A iniciativa visa ampliar o atendimento e facilitar o acesso do paciente, que poderá se tratar perto de casa.

Em seguida, a secretária de Saúde de Itaquaquecetuba, a psicóloga Creuza dos Santos, proferiu uma palestra sobre o tema. Durante o encontro também foi aventada a possibilidade de a Prefeitura de Ferraz implantar, dentro dos próximos meses, em todos os postos de saúde da cidade, uma espécie de “escuta qualificada ao munícipe”. A ação prevê treinamento voltado aos servidores que trabalham na rede básica, para que os mesmos tenham uma visão mais qualificada e sensível sobre o paciente da saúde mental e, consequentemente, possam prestar um atendimento mais adequado e funcional:

“A ideia é que nossos profissionais possam cuidar, individualmente, de todos os casos de saúde mental, independentemente do tipo de enfermidade e em que grau estiver. Nossa equipe vai ouvir o paciente e o acolher, ajudando-o da melhor maneira possível. É preciso que haja sinergia em atendimento, começando pelo balcão. Um acolhimento adequado faz com que os casos não se agravem, e isso é tão importante quanto oferecer suporte psicológico ao enfermo”, complementa Cople.

Ainda segundo o profissional, a Secretaria de Saúde ferrazense vai formar quatro miniequipes para atuar em quatro UBS’s (ainda não definidas), para atender a demanda da saúde mental da cidade. Há registro, inclusive, que aponta a existência de vários portadores de distúrbios mentais no município. Grande parte, no entanto, não frequenta os Ambulatórios de Saúde Mental, nem os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):

“De qualquer forma, este público precisa de atendimento psicológico e psiquiátrico e de atenção especial. Por isso, vamos treinar os profissionais dos Caps I e II, da Unidade de Álcool e Drogas, dos Ambulatórios de Saúde Mental, da Coordenadoria de Fisioterapia, do Departamento de Saúde Bucal, bem como fonoaudiólogos e psicólogos do Serviço de Atendimento Especializado, o Sae. Todos estarão engajados neste projeto”, finaliza.

Sabadania
Amanhã (9 de novembro), outra palestra sobre Saúde Mental será proferida no CIC, durante o Sabadani”, evento que será realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania, entre 10 e 16 horas. Aberto ao público, o encontro vai oferecer atividades e palestras sobre álcool e drogas, tabagismo, além de ações sociais diversas.

Secom/ Ferraz - 09/11/2013
Fotos: Jovino Souza

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV