Ferraz assina termo de cooperação para programa Se Liga na Rede

Ferraz assina termo de cooperação para programa Se Liga na Rede

Solicitação partiu do prefeito Acir Filló ao Governo de Geraldo Alckmin e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); por meio do projeto que será implantado no município no primeiro trimestre de 2014, famílias que moram em regiões de alta vulnerabilidade social serão beneficiadas com rede coletora de esgoto



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, teve mais uma solicitação atendida pelo governador Geraldo Alckmin. Na manhã desta sexta-feira (8 de novembro), a Secretaria de Estado de Saneamento Básico e Recursos Hídricos e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmaram à administração municipal que a cidade será beneficiada com o programa Se Liga na Rede. Com previsão de implantação no primeiro trimestre de 2014, o projeto visa à instalação de rede coletora de esgoto em regiões de alta vulnerabilidade social, com direito a ramais intradomiciliares. Bairros como Vila Cristina, Jardim Deise, Vila São Paulo e Vila Mariana serão beneficiados.

Em reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), o chefe do Poder Executivo, acompanhado do secretário municipal de Planejamento, João Matias, assinou o Termo de Cooperação do programa Se Liga na Rede com a Sabesp, por meio do engenheiro Eduardo Camargo Afonso, da Unidade de Negócios – Leste, e com a gestão estadual. O documento, agora, será avalizado pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Edson Giriboni, por Paulo Massato Yoshimoto, diretor metropolitano da Sabesp, e por Dilma Seli Pena, diretora-presidente da estatal.

A partir de então, os trâmites burocráticos inerentes ao programa terão prosseguimento. Entre eles está a abertura do processo licitatório que vai definir a empresa que ficará responsável pelas intervenções. O projeto tem como principal finalidade ajudar as famílias menos favorecidas de Ferraz que não têm condições de custear a implantação de uma estrutura hidráulica interna que permita sua conexão com a rede pública coletora de esgoto.

Ainda não há uma estimativa da quantidade de casas que serão contempladas com o programa em Ferraz. Segundo Filló, um levantamento minucioso será realizado dentro das próximas semanas pela pasta de Planejamento e pela Sabesp. De qualquer forma, bairros como Vila Cistina, Jardim Deise, Vila São Paulo e Vila Mariana deverão ser beneficiados com o Se Liga na Rede, bem como outras regiões que abrigam bolsões de pobreza.

A estatal prevê que mais de 192 mil ligações sejam feitas em todo o Estado de São Paulo, durante o programa, que terá início na região do Alto Tietê:

“Este projeto é muito importante para Ferraz. Muitas famílias, hoje, despejam dejetos em rios e córregos, ou utilizam fossas por não contarem com rede para o tratamento de esgoto. Por mais que a Sabesp invista nas estruturas externas, o benefício não chega a algumas famílias, porque elas, simplesmente, não têm dinheiro para fazerem as ligações intradomiciliares, que é o encanamento. Importante salientar que serão atendidos moradores de áreas regularizadas. É uma questão de saúde pública, de melhoria de qualidade de vida e de reeducação social”, complementa Filló.

Além de favorecer domicílios de famílias de baixa renda e que moram em áreas consideradas de alta e muito alta vulnerabilidade social (numa escala de 1 a 5, graus 4, 5 e 6), segundo o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a Sabesp também vai oferecer aos contemplados uma tarifa de cobrança social, que é muito mais baixa que a convencional. O intuito é ajudar o beneficiado a manter o sistema, pagando um valor simbólico pelo serviço oferecido pela Sabesp.

Secom/ Ferraz - 09/11/2013
Fotos: Jovino Souza

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV