Inscrições para etapa Dança da Olimpíada Cultural estão abertas em Ferraz
Inscrições para etapa Dança da Olimpíada Cultural estão abertas em Ferraz de Vasconcelos
Alunos das redes municipal e estadual de Ensino poderão concorrer na modalidade, bem como academias, escolas de dança, Organizações Não Governamentais (Ong’s) e instituições; objetivo do projeto coordenado pela Secretaria de Cultura de Ferraz de Vasconcelos é revelar novos talentos e incentivar o desenvolvimento de atividades culturais![]() |
Foto: Will de Oliver |
Com o objetivo de promover e desenvolver a Cultura em Ferraz de Vasconcelos, o Poder Executivo ferrazense promove mais uma fase da Olimpíada Cultural: Ferraz é Você. Alunos da rede municipal e estadual de Ensino, bem como academias, grupos, escolas de danças e Organizações Não Governamental (Ong’s) podem participar da iniciativa. Os candidatos à artista que chegarem à final (três primeiros colocados) serão agraciados com troféus e medalhas. As inscrições estarão abertas até o dia 14 de novembro (quinta-feira).
Finalizada a categoria Música em junho deste ano, a Olimpíada Cultural passará para a modalidade Dança, que, assim como a precursora, vai abarcar duas fases. A primeira será promovida nas instituições de ensino, internamente. Os selecionados, então, passarão para a segunda etapa (ainda sem local definido), que prevê competição entre as equipes que tiverem vencido na primeira.
![]() |
Foto: Will de Oliver |
A composição coreográfica da categoria Dança está dividida em seis estilos técnicos: clássico, jazz, contemporâneo, estilo livre, dança de rua, e dança popular. A comissão julgadora vai avaliar o desempenho e o contexto da temática escolhido pelo grupo, bem como a expressão, o desenho no espaço (palco) e a harmonia de seus integrantes.
“Com essa ação, vamos incentivar as crianças e os jovens ferrazenses a se interessar pela Cultura. Acredito, ainda, que vamos descobrir grandes talentos dentro das escolas, mas que, até então, não tiveram incentivo necessário para compartilhar seus potenciais. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, faremos um grande evento, que, uma vez mais, vai marcar a história cultural de Ferraz de Vasconcelos”, torce o secretário municipal de Cultura, Edson Pascotto.
Já para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, além de integrar os estudantes e movimentar a Cultura no município, o projeto também pode ser visto como um celeiro de talentos:
“Estamos descobrindo dentro das escolas artistas com potenciais fantásticos, que, até então, não tinham incentivo para mostrarem o que sabem fazer de melhor. Assim, estamos atingindo nosso objetivo, que é fomentar a Cultura no município, integrar os estudantes da cidade e incentivar nossos artistas a investirem em seus talentos”, complementa o gestor.
Secom/ Ferraz - 05/11/2013