Ferraz: Mais de 400 alunos participam do Cine Tela Brasil
Ferraz: Mais de 400 alunos participam do Cine Tela Brasil
Com coordenação das Secretarias de Educação e de Cultura de Ferraz de Vasconcelos e do Ministério da Cultura (MinC), projeto de cinema itinerante segue até sábado (9 de novembro), com exibição de filmes para alunos da rede municipal de ensino e comunidade; em cartaz, estão sucessos do cinema nacional, como “As Melhoras Coisas do Mundo”, “O Meu Guarda-Chuva”, “A Beira do Caminho” e “Rio”![]() |
Foto: Will de Oliver |
Desenvolvida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos em parceria com o governo federal, o projeto Cine Tela Brasil chega, amanhã (6 de novembro) ao seu terceiro dia de operação na cidade. Em atividade desde segunda-feira (4 de novembro), o projeto prevê a exibição, de forma gratuita, de filmes nacionais, para estudantes da rede municipal. Até o momento, foram beneficiadas pelo programa mais de 400 crianças. A iniciativa será colocada em prática até sábado (9 de novembro), quando os trabalhos serão abertos à comunidade local.
Com coordenação das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e do Ministério da Cultura (MinC), o projeto prevê a utilização, sem ônus, de um caminhão e de uma enorme tenda, onde a estrutura funciona, com direito ao conforto e ao padrão encontrado em salas convencionais. O Cine Tela Brasil está abrigado em Ferraz num espaço do supermercado Rossi (rua Abel Batista Camilo, 50 – Vila Margarida).
Seguro e amplo, o ambiente é equipado com 225 lugares, ar-condicionado, projeção do tipo cinemascope de 35 milímetros, som estéreo surround com leitor laser e tela de 21 metros quadrados. Por lá, estão em cartaz vários sucessos do cinema nacional, como “As Melhoras Coisas do Mundo”, “O Meu Guarda-Chuva”, “A Beira do Caminho” e “Rio”.
Entre ontem e hoje (4 e 5 de novembro), alunos da Escola Integral e Formação Pedagógica (Ediforp) I, do Ediforp II, e das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental (Emeifs) “Nurimar Martins Hiar” e “Maria Margarida Abreu Figueiredo” assistiram às sessões de cinema, gratuitamente.
Até sexta-feira (8 de novembro), o projeto será destinado às instituições de ensino da rede municipal. Nos próximos dias, serão contempladas com o Cine Tele Brasil as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) “Luciano Poletti”, “Helmuth Hermann Hans Lous Baxmann” e “Myriam Penteado Rodrigues Alckmin”. No total, 120 alunos de cada unidade participarão das atividades, que serão desenvolvidas entre 8 horas e meio-dia.
Já as Emeifs “Sylvia da Silveira de Martini”, “Maria da Glória Dias Horvath” e “Manoel Gomes dos Santos” vão aderir ao programa no período da tarde. Nesta fase, serão beneficiados cerca de 80 educandos de cada instituição. No dia 9 de novembro (sábado), o Cine Tela Brasil será aberto à comunidade.
Para a secretária de Educação de Ferraz, Denize Ribeiro, o projeto subsidiado pelo Ministério da Cultura e que é organizado na cidade pela pasta da qual é gestora em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura promove a interação entre os alunos da rede, ao passo em que oferece uma importante oportunidade para que os estudantes tenham contato com uma sala de cinema de verdade, sobretudo os que são menos favorecidos:
“A ideia de democratizar a cultura cinematográfica na cidade é muito importante, já que em nosso município não há uma sala de cinema. Conceder a chance de os estudantes assistirem filmes de qualidade, numa estrutura de qualidade e de graça é um presente. Vale frisar, ainda, o papel pedagógico desse projeto, já que cinema é cultura e entretenimento, mas, também, instrumento de aprendizagem”, complementa a gestora.
O prefeito Acir Filló, que fez questão de visitar a estrutura montada na Vila Margarida na manhã de hoje, faz coro com Denize. Segundo a autoridade, o Cine Tela Brasil foi idealizado com a finalidade de atender regiões onde o acesso ao cinema é restrito, suprindo, assim, as necessidades culturais de populações carentes:
“Desta forma, o público não vai até o cinema. O cinema vai até o público, e de maneira gratuita. O projeto conta com equipamentos que oferecem exibições de alto nível, sendo que é colocado em prática por meio da Lei Rouanet, ou seja, recebe incentivo de empresas privadas. Sou a favor de todo instrumento que gera cultura e entretenimento”, finaliza o chefe do Poder Executivo ferrazense.
Secom/ Ferraz - 05/11/2013