Oficina de Panetones começa nesta quinta em Ferraz
Oficina de Panetones começa nesta quinta em Ferraz
Com a utilização de uma perua do tipo Kombi, equipada com forno, mesas e cadeiras, professor de Panificação e Confeitaria vai ministrar aulas em quatro entidades da cidade; aulas terão início nesta quinta-feira (21 de novembro) e serão oferecidas, gratuitamente, até o dia 20 de dezembro (sexta-feira)Foto: Divulgação |
Para quem deseja inovar neste Natal e fazer seu próprio panetone, ou mesmo ter uma renda extra, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, vai colocar em prática a Oficina de Panetones. A iniciativa vai contemplar pessoas que sejam assistidas por quatro entidades carentes da cidade, ou que sejam cadastradas nas mesmas. As aulas terão início nesta quinta-feira (21 de novembro) e serão ministradas até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A adesão para as comunidades participantes é gratuita.
Promovido pelo órgão presidido pela primeira-dama de Ferraz, Viviane Vieira dos Santos, o curso terá à frente Eraldo Rodrigues Monteiro, professor de Panificação e Confeitaria. Com a utilização de uma perua do tipo Kombi, equipada com forno, mesas e cadeiras, o profissional visitará as quatro comunidades inseridas no projeto todas as terças e as quintas-feiras, em dois períodos. O curso itinerante terá a duração de quatro horas por aula.
De acordo com a equipe organizadora da oficina, ainda serão definidos os horários e as datas em que cada comunidade receberá a confeitaria móvel. O modo de preparo das tradicionais guloseimas do Natal será repassado durante as aulas, incluindo panetone de chocolate (chocotone), goiabada, do tipo tropical, de cerejas com chocolate e floresta negra. Destinada aos adultos e a jovens das comunidades cadastradas no Fundo Social, as aulas serão divididas entre práticas e teóricas.
Cada aula terá a capacidade de reunir até 20 participantes. As entidades que serão assistidas neste primeiro momento com a oficina são Comunidade São Marcos – Pastoral da Criança (rua José Conrado s/nº, Jardim Ione), Associação Beneficente de Famílias e Crianças Carentes – Abefacrim (rua Mário Bergamo, 15, Jardim São Fernando), Associação Amigos São João (rua Hideubrando da Silveira, 729, Jardim São João) e Associação de Moradores Chacon Moriel e Adjacências (rua Roberto Cavazana, 10, Parque São Francisco).
Segundo a presidente do Fundo Social, tudo o que for feito pelos participantes no decorrer da oficina será ofertado aos mesmos e para as suas famílias, ou comercializado. Viviane lembra, inclusive, que o objetivo central do curso é ensinar a população de Ferraz como se produz o principal símbolo gastronômico do Natal, para que, posteriormente, o produto se torne fonte extra de renda, sobretudo aos menos favorecidos e para aqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho:
“É muito importante participar de uma aula como esta. É possível fazer os panetones para presentear a família, ou mesmo para vender. Neste primeiro momento, todos os ingredientes utilizados na oficina serão fornecidos pelo Fundo Social. Esta iniciativa visa dar uma oportunidade para a população carente de Ferraz, que terá a oportunidade de aprender um ofício. Tenho crença que, desta forma, faremos com que o Natal de muita gente seja mais alegre e gostoso neste ano de 2013”, finaliza.
Secom/ Ferraz - 19/11/2013