Soka Gakkai é homenageada na Câmara de Poá

Soka Gakkai é homenageada na Câmara de Poá

Casa de Leis fez a entrega de uma placa de Honra ao Mérito a um dos líderes da entidade no Brasil, que, na ocasião, representou o presidente internacional, Daisaku Ikeda; homenagem foi concedida em comemoração ao Dia da associação mundial budista

Foto: Divulgação

Em solenidade na Câmara de Poá, nesta segunda feira (18 de novembro), os vereadores da cidade prestaram homenagem a Associação Brasil SGI, a Soka Gakkai Internacional. Representando o presidente internacional da associação, Daisaku Ikeda, o vice presidente da entidade no Brasil, Wagner Issami, foi reconhecido pelos parlamentares pelos relevantes serviços prestados no município.
Abrigada no Plenário “Osvaldo Leite Dantas” (rua Vereador José Calil, 100, centro), a cerimônia teve início por volta das 20 horas. A sessão solene foi realizada em referência ao Dia de Soka Gakkai, comemorado em anualmente em 18 de novembro. Em Poá, a data é comemorada desde 2011.

A lei é de autoria do vereador Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, e os ex-vereadores Edison Rodrigues (DEM) e Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora.

O prefeito Francisco Pereira de Souza (SDD), o Testinha, foi representado pelo secretário de Segurança Urbana, Coronel Benedito Pereira.

Presidida pelo segundo-secretário da Casa de Leis, Antônio Nobre Ramos (SDD), o Marquinhos Mecânico, a solenidade contou com a presença de Marsal Rosa, representando o Deputado Estadual André do Prado (PR) e o prefeito de Guararema, Márcio Alvino (PR).

A homenagem foi em reconhecimento à contribuição que a organização não governamental e filiada às Nações Unidas presta à sociedade em prol da paz, e que inclui educação pela cidadania global, promoção do diálogo e a conscientização de seus associados das responsabilidades com o meio ambiente e o bem-estar social, sobretudo no Alto Tietê, onde conta com mais de 6 mil associados. Só nas cidades de Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos, estão 2,4 mil adeptos da Soka Gakkai, que buscam contribuir com ações conscientes que promovam o potencial humano, proporcionando a plenitude de cada indivíduo e abolindo qualquer tipo de discriminação pela prática altruísta.

Durante seu discurso, Issami explicou que o movimento de ordem monástica é fundamentado na filosofia do Budismo Nitiren e que incentiva seus membros a partilharem de um profundo comprometimento com a promoção da paz, da Cultura e da Educação. O dirigente também comemorou a marca de 12 milhões de seguidores em todo o mundo e os 38 anos da entidade no Brasil, sendo que a Soka Gakkai está presente em 192 países e territórios:

“A Soka Gakkai se empenha no humanismo, na prática solidária e no aprimoramento do ser humano, com ações voltadas para revitalizar a educação. Tenho elevada satisfação em agradecer a esse distinto reconhecimento”, enfatizou.

Ao ler a passagem de uma experiência vivida por Daisaku Ikeda em uma ocasião em que selou um tratado de paz, Issami destacou a prática de uma filosofia humanística a fim de construir um mundo de paz e deixou uma reflexão: “O que eu posso fazer para mudar meu bairro, minha cidade, meu país? Basta ter coragem e decidir, não acham assim?

Em sua fala, o vereador Luiz Eduardo Oliveira Alves (PPS), o Edinho do Kemel, solicitou ao vice-presidente que seja construída uma sede da entidade em Poá.

Já o vereador Marquinhos Mecânico parabenizou a associação pelos trabalhos prestados na cidade.

Apresentações culturais foram realizadas ao longo da cerimônia. Após a exibição de um vídeo institucional, o coral Vozes da Terra e os cantores Ulisses Montoni e Marli Montoni marcaram o evento ao entoar cantos voltados para a valorização do sentimento altruísta. A ocasião reuniu mais de 200 pessoas.

19/11/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV