Prefeito de Ferraz entrega creche reformada no Jardim Rosana

Prefeito de Ferraz entrega creche reformada no Jardim Rosana

Centro de Educação Infantil (CEI) “Francisco Faria de Souza” foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (21 de novembro), com capacidade para atender 70 crianças, de 6 meses a 3 anos e 11 meses; durante solenidade, Acir Filló reiterou que Ferraz de Vasconcelos ganhará seis novas creches em 2014



O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, fez a entrega oficial do Centro de Educação Infantil (CEI) “Francisco Faria de Souza” na manhã desta quinta-feira (21 de novembro). A cerimônia foi realizada às 10h30 e contou com a presença da viúva e dos filhos do patrono, entre eles o adjunto da Secretaria Municipal de Planejamento, o engenheiro Silas Faria. Durante a solenidade, o chefe do Poder Executivo ferrazense confirmou que a cidade será contemplada, em 2014, com seis novas creches, sendo que quatro serão construídas com a ajuda do governo estadual e as outras duas com repasse federal.

Segundo Filló, a prefeitura já definiu em que áreas serão alicerçadas as quatro unidades do Creche Escola, convênio assinado entre a municipalidade e o Governo do Estado de São Paulo em julho deste ano. Com investimentos na ordem dos R$ 8 milhões, a iniciativa vai beneficiar 600 crianças da cidade. Jardim Juliana, Vila Olímpica, Jardim Castelo Branco e Vila São Paulo, regiões que vão receber as unidades, apresentam maior vulnerabilidade social e demanda reprimida, conforme justifica a Secretaria Municipal de Educação.

A chefe da pasta, Denize Ribeiro, também presente na solenidade realizada na manhã de hoje, adiantou, na oportunidade, que por meio de recursos provenientes do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC), outras duas creches serão construídas no município no ano que vem:

“O processo está bem adiantado. Essas duas unidades vão sair do papel. Queremos construir e finalizar as duas creches em 2014. Estive em Brasília no mês passado e tratamos do assunto no Ministério da Educação. Na ocasião, também foi aventada a possibilidade de Ferraz ser beneficiada com outras seis uniades destinadas ao público infantil, por meio de investimentos da União. Estamos trabalhando para que tudo dê certo, pois temos demanda reprimida”, argumentou a gestora.

O chefe do Poder Executivo, contudo, reforçou a importância de seu governo ter investido, num primeiro momento, na retomada de obras que estavam paralisadas, ou que foram inauguradas sem terem sido, de fato, finalizadas. O CEI “Francisco Faria de Souza”, por exemplo, foi entregue no fim do ano passado, mas sem condições estruturais de uso. Filló falou que aproximadamente R$ 150 mil foram investidos na reforma do prédio, que ganhou acabamento, piso, janelas e portas, pintura, reparos nos sistemas hidráulico e elétrico, além de mobiliário, brinquedos, livros e utensílios domésticos:

“Essa creche tem capacidade para atender em média 70 crianças. Desde setembro, quando terminamos a reforma, cerca de 50 já estudam aqui. Vale lembrar que o Jardim Rosana não contava com um equipamento desta natureza, ou seja, as mães do bairro que precisavam deixar seus filhos sob cuidados profissionais, para poderem trabalhar ou estudar, tinham de se deslocar para outras regiões. Sei que ainda estamos longe do razoável, mas estamos avançando.”, complementou Filló.

O prefeito, em seguida, justificou a escolha de Francisco Faria de Souza, o pastor Faria, como patrono da instituição de ensino infantil:

“O pastor Faria sempre teve uma saúde de ferro, mas, acometido por uma alergia, que acabou agravando-se, faleceu há cerca de quatro anos. Quando ficou doente, fui visitá-lo por diversas vezes no hospital e, numa dessas oportunidades, vi uma cena que, quando me lembro, até hoje, me emociono. Uma de suas filhas, sabendo que o pai gostava que estudasse, montou uma sala de estudos naquele quarto de hospital, o que para ele era motivo de orgulho, pois ela ficava perto dele, mas não deixava de lado suas obrigações escolares. Um exemplo de vida e de dedicação, dos dois lados, seguramente”.

Visivelmente emocionados, os familiares do patrono também falaram com orgulho de sua trajetória, do quanto amava Ferraz e do quanto estaria orgulhoso por emprestar seu nome a uma instituição de ensino, já que, apesar das dificuldades que encontrou durante a vida, inclusive financeiras, fez questão de formar seus filhos, o engenheiro Silas Faria, a mestre em Educação Especial Noemi Faria de Souza e a advogada Mirian Faria de Souza. Todos participaram da solenidade:

“Não podemos destacar, apenas, o mote educacional dessa unidade, mas, também, sua vocação para a geração de emprego. Aqui, trabalham, atualmente, 20 funcionários, entre diretor, coordenador pedagógico, auxiliares de creche, pessoal da limpeza e do departamento administrativo e professores. Homem de hábitos simples, meu pai nos ensino o principal, a questão da moralidade e que Deus sempre vai prover o melhor para nós”, salientou emocionado o adjunto de Planejamento de Ferraz.

Secom/ Ferraz - 22/11/2013
Fotos: Jovino Souza

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV