Segunda etapa da Olimpíada Cultural começa em 3 de dezembro em Ferraz

Segunda etapa da Olimpíada Cultural começa em 3 de dezembro em Ferraz de Vasconcelos

Na oportunidade, serão definidos os finalistas da categoria Dança, pela qual devem concorrer cem grupos, de 30 instituições de ensino de Ferraz de Vasconcelos; neste mês, modalidade Música revelou como vencedor o estudante Lucas Mello, da Escola Estadual “Zélia Gatai”, que desbancou 365 competidores



Promovida pela Secretaria de Cultura de Ferraz de Vasconcelos, a segunda etapa da Olimpíada Cultural: Ferraz é Você? acontece no dia 3 de dezembro (terça-feira), no Ginásio Municipal de Esportes “Marcílio Guerra” (rua Jácomo Zanqueta, 77, Sítio Paredão). A atividade terá início às 9 horas. Na oportunidade, serão definidos os finalistas da categoria Dança. As inscrições para a competição já estão encerradas. De acordo com os organizadores da iniciativa, cem grupos, de 30 escolas da cidade, estão aptos a concorrer.

A final da modalidade está agendada para ocorrer dia 13 de dezembro (sexta-feira). Um representante de cada instituição de ensino será classificado para participar da escolha final, que vai revelar o melhor grupo desta categoria. A composição coreográfica desta modalidade está dividida em seis estilos técnicos: clássico, jazz, contemporâneo, estilo livre, dança de rua, e dança popular. A comissão julgadora vai avaliar o desempenho e o contexto da temática escolhidos pelo grupo, bem como a expressão, o desenho no espaço (palco) e a harmonia de seus integrantes.

Neste mês, foi promovida a primeira etapa da categoria Música da Olimpíada Cultural. Após a participação de 365 inscritos, de 30 escolas da cidade, entre estaduais, municipais e particulares, a final, com seis competidores, sagrou Lucas Mello, da Escola Estadual “Zélia Gatai”, da Vila Corrêa, como campeão.

O vencedor interpretou solo de guitarra e encantou os jurados com sua performance. Na oportunidade, o estudante faturou uma viagem para o Nordeste. Já a instituição de ensino do qual Lucas faz parte foi contemplada com a apresentação do cantor Renato Vianna, que pôde ser conferida na noite de sexta-feira (22 de novembro). A segunda colocação ficou com o coral de 50 vozes do colégio “Eliane Dantas”, enquanto a terceira posição foi ocupada pela cantora Gabriela Santos, aluna da unidade escolar “Paulo Américo Paganucci”. Todos receberam troféus.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a expectativa para a próxima etapa da competição é grande. O chefe da pasta, o administrador Edson Pascotto, acredita que, em Ferraz, existam diversos grupos de dança que contam com coreografias bem elaboradas, de diversos ritmos, e isso deve acirrar ainda mais a disputa pelas melhores colocações durante a Olimpíada Cultural:

“Um bom exemplo disso é a categoria Música. Nesta modalidade, tivemos perto de 400 inscritos. Sem dúvida, a modalidade Dança vai movimentar as escolas da cidade, fazendo com que os grupos e os dançarinos individuais do município se preparem muito para a competição. Não tenho dúvidas de que essa competição será de alto nível”, complementa o gestor.

Já para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, além de integrar os estudantes e movimentar a Cultura no município, a Olimpíada Cultural também pode ser vista como um celeiro de talentos:

“Estamos descobrindo dentro das escolas artistas com potenciais fantásticos, que, até então, não tinham incentivo para mostrarem o que sabem fazer de melhor. Assim, estamos atingindo nosso objetivo, que é fomentar a Cultura no município, integrar os estudantes da cidade e incentivar nossos artistas a investirem em seus talentos”, complementa o gestor.

Secom/ Ferraz - 25/11/2013
Foto: Divulgação

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV