Arujá na Conferência Nacional de Assistência Social

Arujá na Conferência Nacional de Assistência Social

O município de Arujá está sendo representado na IX Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília no período de 16 a 19 de dezembro. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Marina Bernardo da Costa Antônio, o tema abordado é “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”. 

Arujá na Conferência Nacional de Assistência Social / Foto: Divulgação


A cidade é representada no evento pela assistente social Renata Medeiros. De acordo com a presidente do conselho, a conferência “tem como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial para os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

A etapa nacional é a finalização de um processo iniciado nos municípios. São esperados no evento 1.830 delegados escolhidos em conferências estaduais realizadas em todos os estados do País e no Distrito Federal. A conferência tem caráter deliberativo e privilegia a participação da sociedade, que é chamada para definir os rumos que a Política de Assistência Social deverá tomar.

A representante de Arujá foi eleita na Conferência Estadual e levará as deliberações do município, confeccionada na Conferência Municipal, e também as do Alto Tietê. Segundo ela, que participou tanto da etapa municipal quanto da Estadual, “é importante a cidade passar por todas as etapas da conferência para que possamos levar nossas propostas a nível Estadual e Nacional”.

São esperadas para a Conferência Nacional mais três mil pessoas, entre delegados eleitos em conferências estaduais e municipais, com direito a voz e voto. Eles representam gestores, trabalhadores da assistência social, entidades socioassistenciais e beneficiários do sistema. A conferência terá ainda 300 participantes que se inscreveram como observadores e 280 convidados.

Conferência Municipal

A Conferência Municipal de Arujá foi realizada em 18 de julho. Ela contou com mais de 300 participantes, entre usuários, profissionais e convidados. Segundo a presidente do Conselho Municipal, foram realizadas 61 reuniões preparatórias com a população para a realização do evento.

Durante o encontro, foram eleitos quatro representantes, divididos entre Poder Público e Sociedade Civil. Entre os escolhidos está Sara Eloidi da Luz Vicente, da sociedade civil, que representou a cidade na Conferência Estadual, realizada em Atibaia.

A promoção de conferências teve início em 2005. O evento acontece a cada dois anos e tem como objetivo avaliar o desenvolvimento da política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema nas instâncias municipal, estadual e nacional.

Fonte: Prefeitura de Arujá - 18/12/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV