Avenida Zilda Arns deve receber 3,2 mil veículos por dia em Ferraz
Avenida Zilda Arns deve receber 3,2 mil veículos por dia em Ferraz
Obra foi entregue à população de Ferraz de Vasconcelos, na manhã deste sábado (30 de novembro), na presença do prefeito Acir Filló, do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira e do prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa, o Testinha; paralisado desde 2009, projeto foi retomado na atual gestão e tem como objetivo desafogar o trânsito local e facilitar o acesso de veículos à cidadeO prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, entregou, oficialmente, na manhã deste sábado (30 de novembro), a avenida Zilda Arns Neumann, popularmente conhecida como avenida Marginal. Realizada no centro da cidade, em estrutura montada em determinado trecho da via, a solenidade foi prestigiada pela maioria dos secretários municipais e vereadores de ferrazenses, bem como pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira e pelo prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa, o Testinha. Com pouco mais de um quilômetro de extensão, a via deve receber mais de 3,2 mil veículos por dia e terá, como principal objetivo, desafogar o tráfego local e facilitar o acesso de daqueles que vem para a cidade, sentido Poá / Ferraz.
As intervenções foram custeadas com recursos provenientes do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo. Segundo o chefe do Poder Executivo ferrazense, a obra custou, aproximadamente, R$ 7,6 milhões, sendo que, quando retomadas, um total de R$ 1,2 milhão estava em haver. O valor foi custeado pelos cofres municipais:
“A conclusão da avenida Marginal faz parte de um projeto muito maior de mobilidade urbana. Uma das nossas prioridades, logo no início da gestão, foi reaver as obras, que estavam paradas há quatro anos, sem destino, com entraves burocráticos e financeiros. Com a conclusão desta via, o tráfego central vai melhorar, e muito. Com o lançamento, em breve, do trecho leste do rodoanel ‘Mário Covas’, em Poá, os acessos nas cidades do Alto Tietê devem ser funcionais, e com direito à sinergia. Quem vem de Suzano, Mogi das Cruzes e Poá para Ferraz terá uma nova alça de tráfego para o centro de nossa cidade”, argumentou o gestor, durante a solenidade, que reuniu pouco mais de 800 pessoas.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, o bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, com a conclusão da Zilda Arns, haverá melhoria na capacidade veicular da área central de Ferraz. O gestor detalha que, com a via, será possível escoar para ela parte do trânsito da avenida Brasil, que, saturada, sobretudo nos picos da manhã e da tarde, registra um volume diário de 7,9 mil automóveis:
"Com o novo acesso, parte deste fluxo será absorvido. Acreditamos em cerca de 40%, ou seja, a Zilda Arns vai receber 3,2 mil carros por dia. Essa avenida é um grande elo entre municípios, como Poá e Ferraz, e pode, também, ser caracterizada como importante rota alternativa. O objetivo do prefeito Acir Filló, a partir de agora, é trabalhar para que seja possível o prolongamento da via, que, seguramente, vai desafogar ainda mais o trânsito local e facilitar o acesso de quem sai de Ferraz sentido São Paulo”, complementou César.
A Zilda Arms terá sentido único de circulação (Poá/Ferraz), entre a rua Cosme Abate e a rua Vereador Diomar Novaes. A velocidade permitida na avenida será de 40 quilômetros por hora. Na via foram instaladas duas lombadas, bem como um radar. A altura máxima permitida (caminhões e coletivos) é de 4 metros regulamentados, devido à existência de uma passarela no trecho.
As linhas de ônibus que circulam pela região sofrerão alteração parcial, para atender as demandas do novo acesso viário e da avenida Brasil. Serão mantidas linhas locais nas duas extensões. A Secretaria Municipal de Transportes vai disponibilizar técnicos e agentes de Trânsito, nos próximos dias, para o monitoramento e a operacionalização do tráfego local.
Secom/ Ferraz - 30/11/2013