Ferraz lança projeto de educação ambiental nesta sexta-feira
Ferraz lança projeto de educação ambiental nesta sexta-feira
Proposta vai atingir, num primeiro momento, as 44 escolas da rede municipal, que passarão a contar com coleta seletiva de resíduos sólidos; start oficial acontece, amanhã, às 9 horas, durante o “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, vai lançar, nesta sexta-feira (6 de dezembro), um projeto de educação ambiental. A proposta vai atingir, num primeiro momento, as 44 escolas da rede municipal, que passarão a contar com coleta seletiva de resíduos sólidos. O start oficial da iniciativa vai acontecer durante o “Encontro Técnico de Capacitação de Servidores Públicos sobre Gestão Ambiental”, que chega ao fim amanhã, após a realização de cinco encontros.
Promovido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, e com apoio da Secretaria Municipal de Obras e da Prana - Assessoria e Gestão Ambiental, o evento será abrigado no Centro de Educação Infantil (CEI) “Adelino Gomes Marques” (avenida Dom Pedro, 277, centro), entre 9 horas e meio-dia. Para o lançamento, estão confirmadas as presenças do prefeito de Ferraz, Acir Filló, do secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Julio Cesar Roriz, do adjunto da pasta, Marcos Marcelino, além da secretária de Educação ferrazense, Denize Ribeiro.
O projeto de educação ambiental, que será divulgado amanhã, prevê a participação de alunos, de professores e da comunidade escolar como um todo, ou seja, amigos, pais e demais familiares dos estudantes, bem como outros funcionários das instituições de ensino poderão colaborar. A proposta prevê a instalação de ecopontos nas escolas da rede municipal. Para tanto, a pasta de Verde e Meio Ambiente vai contar com o auxílio da Secretaria de Educação de Ferraz. Nos ecopontos, os munícipes farão o depósito de material reciclável, como plástico, vidro, papel e metal.
Como forma de incentivo aos alunos e professores, os coordenadores do projeto de educação ambiental vão instituir uma espécie de “ranking” mensal, que será utilizado para validar e pontuar os produtos que forem oferecidos durante a campanha de reaproveitamento de materiais:
“Ou seja, as doações valerão prêmios simbólicos. Ainda vamos definir o que será oferecido às escolas que mais arrecadarem materiais. As cinco instituições de ensino que mais angariarem produtos vão faturar a premiação. Nossa intenção é promovê-la todos os meses”, complementa o gestor.
O projeto terá início nas escolas da rede municipal no início do ano letivo. Os ecopontos começarão a ser instalados em janeiro, nas 44 instituições de ensino da rede. Outras ações, como, plantio de árvores, por exemplo, também estão inclusas no projeto de educação ambiental.
O chefe do Poder Executivo ferrazense acredita que a iniciativa vai permitir que a cidade “caminhe rumo à sustentabilidade”:
“Ferraz nunca abrigou um projeto nesse sentido. Tenho certeza que, com a criação dessa atividade, a população vai aderir, e passaremos, definitivamente, a ter a coleta seletiva. Essa ação é superimportante e vai ao encontro do que temos como mais importante em nossa a administração, que é o cuidado com o ser humano e com o bem-estar da nossa população”, argumenta Filló.
Secom/ Ferraz - 06/12/2013