Período de chuvas exige cuidados com a dengue
Período de chuvas exige cuidados com a dengue em Arujá
Com a aproximação do Verão e do período de chuvas, é preciso redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O acúmulo de água nos diversos tipos de recipiente favorece o surgimento da doença. Por conta disto, a Secretaria de Saúde de Arujá recomenda medidas preventivas a toda a população.![]() |
Divulgação |
Um dos principais cuidados é com as caixas d’água, que devem ser devidamente tampadas. Vasos e objetos que podem acumular água exigem atenção redobrada e devem ser mantidos de cabeça para baixo.
Já as calhas, tubulações e pratinhos de água e comida dos animais precisam ser limpos constantemente.
Pneus velhos, quando deixados em local aberto, são uma verdadeira festa para o mosquito da dengue.
Por isso, a coleta é uma ação importante. O recolhimento acontece a partir das denúncias quanto à existência de pneus em terrenos baldios, oficinas ou qualquer ponto que possa se tornar criadouro.
O lixo também pode contribuir com a proliferação da doença. Além de evitar o descarte em locais inadequados, a recomendação é para não deixá-lo acumulado por muito tempo à espera de recolhimento nas ruas. O morador deve atentar para o horário da coleta em seu bairro.
Denúncia
A denúncia é mais uma ação que ajuda no combate à dengue. A Secretaria de Saúde de Arujá disponibiliza uma linha exclusiva para que o cidadão denuncie casos suspeitos e focos do mosquito transmissor da doença. A linha 0800 778 8882 atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail saude.visa@aruja.sp.gov.br
Fonte: Prefeitura de Arujá - 09/12/2013