Campanha Outubro Rosa promove palestras informativas sobre o câncer de mama em Mogi
Campanha Outubro Rosa promove palestras informativas sobre o câncer de mama em Mogi
![]() |
O médico Luiz Antonio Coelho Filho falou sobre câncer de mama e esclareceu diversas dúvidas do público presente durante evento realizada no Unica / Foto: Divulgação |
Estas e outras orientações foram prestadas pelas equipes multiprofissionais do Pró-Hiper, no Mogilar, e da Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, onde foram realizadas palestras informativas sobre o câncer de mama e a importância da prevenção. As atividades fazem parte da Campanha Outubro Rosa, que prossegue com outras ações. Nesta sexta-feira (24/10), das 15 às 16 horas, haverá uma palestra sobre Alimentação e Direitos da Mulher, no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. No sábado (25), das 8 às 17 horas, será realizado, também no Hospital, um mutirão de exames de ultrassonografia para pacientes previamente agendadas.
Na palestra realizada nesta quinta-feira na Unica, o médico Luiz Antônio Coelho Filho falou sobre a incidência de câncer de mama entre mulheres do Brasil e do mundo. “O câncer de mama é o segundo tipo mais diagnosticado em mulheres. Para 2014, o Inca espera 57 mil novos casos de câncer no país. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, por isso a importância do autoexame e dos cuidados de rotina”, explicou.
Segundo ele, todas as mulheres devem estar atentas a sintomas como: mama mais dura ou com presença de afundamento ou protuberância; pequenas feridas na pele, vermelhidão ou ardor na mama; afundamento do mamilo ou saída de um líquido desconhecido; veia facilmente observada e crescente; pele da mama mais grossa que o normal; nódulo ou pequeno caroço interno, palpável, dolorido ou não. “Assim como olhamos todos os dias para o nosso rosto, é importante também observar as mamas e qualquer sinal suspeito”, disse. Outra dica do médico é ampliar o cuidado caso haja casos de câncer de mama na família. “Os fatores genéticos contam muito, por isso a importância de estar sempre alerta e, tendo qualquer sinal suspeito, procurar orientação médica”, informou.
Algumas dicas de prevenção estão sendo divulgadas no folheto “Sorria para a Vida”:
Pratique exercícios regularmente e mantenha uma alimentação saudável
Evite bebidas alcoólicas e não fume
Amamente seu bebê o maior tempo possível
Faça autoexame de mama mensal após o fim da menstruação
A partir dos 40 anos, faça mamografia
Faça rigoroso acompanhamento médico da terapia de reposição hormonal na menopausa.
Secom/ Mogi - 24/10/2014