Prefeito de Ferraz quer ampliação de canalização sob nova estação

Prefeito de Ferraz quer ampliação de canalização sob nova estação

O sistema de canalização do Córrego da Piscina, existente sob a área onde está sendo construída a nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre as praças da Independência e da Bíblia, tem de ser ampliado, segundo o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló. A readequação visa evitar as enchentes que, não de hoje, assolam a região central da cidade e que causam pontos de alagamento nas imediações da futura parada de trens.

Prefeito de Ferraz quer ampliação de canalização sob nova estação / Foto: Will de Oliver


O assunto foi tratado no início desta semana pelo chefe do Poder Executivo ferrazense, o secretário municipal de Obras, o arquiteto Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, e pelo adjunto de Planejamento, o engenheiro civil Silas Faria de Souza, durante reunião que tiveram, em São Paulo, com o presidente da estatal, Mario Manoel Seabra Rodrigues Bandeira, e com o diretor do Departamento de Obras da empresa, Romualdo José Azevedo. Na oportunidade, a comitiva ferrazense explicou aos executivos da CPTM a necessidade da ampliação da canalização do Córrego da Piscina:

“O trecho do Córrego da Piscina, que fica próximo à área central e que passa sob a praça dos Trabalhadores e a avenida Brasil, recebeu aduelas, justamente para poder abarcar um maior fluxo de água, que, por fim, desemboca no córrego Itaim. Entretanto, parte da canalização localizada, exatamente, sob as obras da nova estação, ainda é composta de tubos antigos, que não têm capacidade de absorver a quantidade de água que vem dessas aduelas. A situação, desta forma, pode se agravar mais com a chegada das fortes chuvas de verão, que, inevitavelmente, causarão enchentes no local. Queremos evitar isso”, alerta Filló.

Em vistoria às obras da nova estação, no último dia 13, as autoridades municipais constataram o problema. Azevedo, inclusive, esteve no canteiro, em Ferraz, analisando as intervenções feitas até o momento. Três dias depois, as dificuldades foram detalhadas para o presidente da estatal, ocasião em que um ofício foi protocolado pela municipalidade ferrazense, solicitando que a Companhia providencie a troca da canalização, simultaneamente à construção da nova edificação da estação, prevista para ser entregue em setembro de 2014:

“A substituição da canalização antiga por aduelas tem de ser realizada agora, antes do término das obras da estação, pois, neste momento, acredito que o trabalho poderia ser feito de forma mais prática, em vez de quebrarmos tudo depois que a estação estiver pronta. Tenho certeza que, com essas tratativas, poderemos evitar enchentes, sobretudo próximo à região central de nosso município”, prevê o prefeito de Ferraz.

Secom/ Ferraz - 18/12/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV