Prefeitura de Ferraz deposita segunda parcela do 13º salário para servidores

Prefeitura de Ferraz deposita segunda parcela do 13º salário para servidores

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos pagou, nesta sexta-feira (13 de dezembro), a segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais. Mais de 3 mil funcionários receberam o benefício em conta corrente. Esta parte do provento representa R$ 2,687 milhões dos cofres públicos. Pela primeira vez na história da cidade, a liberação da primeira fração do 13º ocorreu em novembro, sendo Ferraz pioneira na região da Grande São Paulo no pagamento do benefício em 2013.

Prefeitura de Ferraz deposita segunda parcela do 13º salário para servidores / Foto: Jovino Souza


Conforme explica o secretário municipal de Administração, Arnaldo Antunes de Souza, a segunda parcela do 13º salário foi depositada em conta corrente na tarde de hoje. A compensação deverá ocorrer até o início da noite, segundo informaram as instituições bancárias. A medida vai contemplar um total de 3.134 servidores.

A princípio, o Poder Executivo ferrazense pagaria a parte final do provento em 20 de dezembro. Contudo, a Secretaria Municipal da Fazenda, ao recalcular as despesas públicas locais, bem com a arrecadação, enxergou a possibilidade de, uma vez mais, adiantar os valores. De acordo com Souza, nesta linha de raciocínio, a gestão municipal entendeu que seria proveitoso promover o pagamento ao servidor, sobretudo pelo período natalino estar se avizinhando.

Em 12 de novembro, Filló determinou o depósito da primeira parcela do provento de fim de ano. O impacto foi de R$ 2,915 milhões nos cofres municipais. Segundo a Secretaria de Administração, Ferraz foi a primeira cidade do Alto Tietê e da região da Grande São Paulo a liberar o 13º. O chefe do Poder Executivo ferrazense ressalta ainda que, pela primeira vez na história do município, o benefício foi depositado em novembro, um mês antes do Natal.

“Somos a primeira cidade do Alto Tietê e da Grande São Paulo a investir no pagamento do 13º já em novembro, e antes da metade de dezembro. Podemos até afirmar que trata-se de uma medida histórica. Não temos notícias oficias de que isso tenha acontecido nos últimos anos. Este tipo de iniciativa é importante, já que o funcionário municipal poderá se programar para as compras de fim de ano, ceia de Natal e de Réveillon, e para o pagamento de suas contas”, complementa Souza.

O governo ferrazense trabalha com políticas públicas que beneficiam, diretamente, seu servidor. Segundo defende Filló, o funcionário público não é merecedor, tão somente, do recebimento em dia de seu salário e de cesta básica de qualidade, mas, também, do pagamento antecipado dos proventos de fim de ano, previstos, inclusive, em lei. Assim que assumiu a administração, o gestor deparou-se com vencimentos de dezembro de 2012, vale-transporte e 13º atrasados:

“No início do ano, a administração estava atolada em dívidas, inclusive com os servidores, que chegaram ao fim de 2012 sem salário e 13º. Rapidamente, pagamos o funcionalismo e, a partir daquele momento, jamais houve atraso de provento mensal dos servidores. Este Natal, com certeza, será diferente para quem trabalha no Executivo ferrazense. Temos relatos que, no ano passado, por conta do atraso, muita gente teve de se endividar para pagar uma conta, comprar um presente. Ainda temos dívidas e problemas, sem contar que nossa arrecadação ainda não é expressiva, mas, pagar o 13º adiantado é uma questão de honra e de respeito com o funcionário da Prefeitura de Ferraz”, complementa o gestor.

Secom/ Ferraz - 15/12/2013

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV