Prefeitura investe em vassoura mecânica para limpeza das ruas de Ferraz
Prefeitura investe em vassoura mecânica para limpeza das ruas de Ferraz
A varrição de ruas e de avenidas ganhou novos contornos em Ferraz de Vasconcelos. Por determinação do prefeito Acir Filló, o serviço já está sendo realizado na cidade com a utilização da vassoura mecânica. De vanguarda, o equipamento facilita o processo de limpeza urbana, o tornando, inclusive, muito mais prático e funcional do que o método convencional. Atualmente, o município conta com uma máquina em operação. Os planos da administração ferrazense, entretanto, é adquirir mais uma unidade, para que toda a cidade seja beneficiada.![]() |
Prefeitura investe em vassoura mecânica para limpeza das ruas de Ferraz / Foto: Will de Oliver |
Acompanhado do secretário de Serviços Urbanos de Ferraz, Franco Douglas Lima Dias, o chefe do Poder Executivo acompanhou, na manhã desta sexta-feira (13 de dezembro), a operação da vassoura mecânica na avenida Presidente Tancredo Neves, no Núcleo Itaim. Na oportunidade, Filló lembrou que, quando assumiu a prefeitura em janeiro deste ano, o município havia se notabilizado negativamente em todo Brasil pelo caos do lixo:
“Encontramos a cidade toda suja e mergulhada em montanhas e mais montanhas de lixo. Para tirar Ferraz do caos em que se encontrava, realizamos um mutirão. Foi assim que, no início de 2013, limpamos as ruas do município e normalizamos a coleta dos resíduos sólidos das residências, que estava paralisada, na época, há 40 dias. Agora, queremos investir em outras frentes, para tornar a limpeza urbana de Ferraz muito mais funcional. Tenho certeza que, com a implantação dessa máquina (vassoura mecânica), o serviço será mais eficiente e mais rápido se comparado à forma tradicional”, argumentou o gestor.
Inicialmente, o equipamento será utilizado de forma experimental, até que seja elaborada uma planilha de ruas e de horários para a execução do serviço. O cronograma ficará sob a responsabilidade da pasta de Serviços Urbanos, conforme validou Dias:
“Já estamos nos debruçando no planejamento de uma ação que conte com os mesmos métodos utilizados na coleta de lixo realizada diariamente nas ruas de Ferraz. A ideia é intercalarmos os dias de operação da vassoura mecânica com os caminhões coletores”, adianta o secretário do governo municipal ferrazense.
A vassoura mecânica é ideal para a varrição de ruas e de pátios pavimentados. O equipamento recolhe entulhos de diferentes dimensões. Os mesmos são armazenados num compartimento próprio. Projetada e construída em aço tubular, utilizando-se das mais avançadas soluções técnicas, a varredora caracteriza-se por apresentar simples e robusta construção, o que, além de facilitar a operação durante o uso, exige o mínimo de esforço, ou de ferramentas para sua manutenção.
Acionadas por motor hidráulico, as escovas laterais da vassoura mecânica são projetadas para alcançar o maior consumo possível das cerdas, utilizando o sistema de braços paralelos, independentes e acionados por cilindro de dupla ação. Esta estrutura possibilita a regulagem diferenciada da pressão no solo, de um lado para o outro, além da regulagem do “ângulo de ataque”, por meio de dispositivos próprios localizados na própria escova.
As escovas são de polipropileno de alta densidade, ou aço, sendo a última opcional. Este sistema de braços paralelos possibilita a compensação das ondulações da pista, bem como a absorção dos impactos em possíveis choques com objetos estranhos, ou mesmo com as guias laterais da pista.
A escova central da vassoura é montada em compartimento próprio, denominado embocador. Ele tem a função de guiar os detritos para o compartimento de carga da máquina, sendo apoiada sobre rodízios, para absorver e copiar as ondulações do piso. Possui seis pentes, de polipropileno de alta densidade, que, por meio da rotação transmitida pelo motor hidráulico (cerca de 800 rotações por minuto), arrastam a sujeira pelo interior do embocador, lançando-a para o compartimento de carga.
Localizado no próprio trator, ao lado do motorista, o painel de controle da máquina tem dispositivos de fácil identificação, por meio de símbolos e de escrita em português.
Secom/ Ferraz - 15/12/2013