Auxiliares de creches passam por formação em Ferraz

Auxiliares de creches passam por formação em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início, na manhã desta quinta-feira (30 de janeiro), ao projeto “Faço Parte”. Trata-se de uma formação lançada pelo governo do prefeito Acir Filló no fim do ano passado, para, inicialmente, 300 profissionais, entre auxiliares de creche e educadores da chamada “primeira infância”. O objetivo central da iniciativa é capacitar a categoria quanto à forma como deve lidar, no dia a dia, com as crianças matriculadas nos 16 Centros de Educação Infantil (CEIs), sobretudo no que reside os Eixos Cuidar e Educar. As atividades também acontecerão amanhã (31 de janeiro), bem como nos dias 3, 4, 5 e 6 de fevereiro.

Auxiliares de creches passam por formação em Ferraz / Foto: Will de Oliver


Sob coordenação de Luciene de Oliveira Tomaz, supervisora responsável pelo “Faço Parte”, e Elaine Alves Sampaio, assistente técnica da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação, que está sendo abrigada na CEI “Adelino Gomes”, no centro da cidade, transmite às auxiliares de creche informações técnicas e pedagógicas sobre a necessidade do público infantil no âmbito escolar, procedimentos a serem adotados em caso de emergência, e como lidar com hiperatividade. Hoje, 2.932 crianças, de 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade, são atendidas pela rede local nas CEIs.

O projeto também tem a finalidade de valorizar o trabalho do auxiliar de creche da Prefeitura de Ferraz, conforme reitera a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro. Atualmente, a rede municipal conta com 300 profissionais desta modalidade:

“Queremos que esses profissionais sintam-se, verdadeiramente, inseridos no contexto escolar e na gestão municipal de Educação como importantes agentes. É fundamental este tipo de projeto. Inclusive, temos notícia de que nenhuma capacitação semelhante foi desenvolvida no Alto Tietê. Há a possibilidade de sermos pioneiros nesta questão. Queremos e estamos preparando melhor os auxiliares de nossas creches, visando o atendimento ao público-final”, acrescentou a gestora.

Durante as formações, Luciene e Elaine também pretendem padronizar documentos referentes ao trabalho desenvolvido pela categoria nas CEIs. Organizar, para o fim de 2014, uma formatura para as auxiliares também estão nos planos da municipalidade ferrazense, bem como equiparar a situação das profissionais de creche, oferecendo condições que lhes possibilitem frequentar curso superior de Pedagogia ou especialização:

“Esse é um segundo momento, mas, queremos, sim, e igualar as condições. As primeiras concursadas tem nível básico, outras, selecionadas por outro certame, têm Pedagogia. Queremos que todo mundo tenha a mesma qualificação e condição”, salienta.

De acordo com o chefe do Poder Executivo ferrazense, o projeto “Faço Parte” é de extrema importância, já que vai qualificar, orientar e acompanhar os trabalhos empreendidos por quem cuida da primeira idade escolar na cidade que administra desde o dia 1º de janeiro de 2013:

“Estamos trabalhando para melhorar o atendimento à ponta, ou seja, às crianças que passam, muitas vezes, nove horas com as auxiliares. A responsabilidade delas é muito grande. Temos certeza que estes cursos vão prepará-las para o ofício o que, consequentemente, vai incrementar a atuação de todas com o público infantil”, acrescenta.

Secom/ Ferraz - 31/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV