Bairro Limpo é retomado nesta quarta-feira em Arujá
Bairro Limpo é retomado nesta quarta-feira em Arujá
A Secretaria de Saúde de Arujá retomará nos próximos dias a Operação Bairro Limpo. A iniciativa é promovida nos bairros a fim de reforçar o combate à dengue por meio do recolhimento de inservíveis que possam acumular água parada.![]() |
Bairro Limpo é retomado nesta quarta-feira em Arujá / Foto: Divulgação |
Os bairros Jardim Primavera, Cerejeiras e Sítio dos Fernandes recebem a operação no dia 8. Já no dia 15 de janeiro, o serviço chega Jardim Emília, Jardim Tupi, Jardim Joia e Jardim Leika. O Parque Rodrigo Barreto contará com a ação nos dias 5 e 12 de fevereiro.
Os moradores que queiram se desfazer dos objetos devem deixá-los nas calçadas. Durante o trajeto serão recolhidos plásticos, papéis, pneus, latas, vidros e todo o tipo de material não desejado. Materiais como entulho de obras, móveis, restos de poda e capina não serão recolhidos.
A secretária adjunta de Saúde, Miriam Miletti, lembra que os cuidados com a dengue devem ser reforçados no verão: “A população tem papel fundamental na prevenção. É dever do morador zelar e retirar os materiais que não utiliza mais para evitar a proliferação do mosquito transmissor”.
Prevenção
Realizada em diversos bairros desde 2010, o Bairro Limpo já recolheu toneladas de materiais inservíveis e milhares de pneus. Somada a outras medidas, a iniciativa contribuiu com a redução de quase 100% do número de casos de dengue no município.
Para evitar a propagação da doença, além de se desfazer dos inservíveis, as pessoas devem ficar atentas às outras medidas preventivas, como guardar garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e eliminar os pratos de vasos de plantas ou colocar areia grossa até sua borda.
Outras orientações podem ser obtidas pelo Disque-Dengue (0800 778 8882), que é um canal exclusivo para a denúncia de focos do mosquito transmissor e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato também pode ser feito pelo e-mail saude.visa@aruja.sp.gov.br
Fonte: Prefeitura de Arujá - 07/01/2014