Defesa Civil interdita sete casas no Jardim Planalto, em Mogi
Defesa Civil interdita sete casas no Jardim Planalto, em Mogi das Cruzes
Residências apresentaram rachaduras após a chuva de terça-feira (12).Vinte pessoas, 11 delas crianças, estão em casas de amigos ou parentes.
![]() |
Casas são interditadas pela Defesa Civil no Jardim Planalto. (Foto: Mirielly de Castro / TV Diário) |
A Defesa Civil interditou sete residências na rua Darci Pereira, no Jardim Planalto, em Mogi das Cruzes (SP), nesta quarta-feira (15). Os imóveis apresentaram rachaduras logo após a chuva desta terça (14). Vinte pessoas, entre as quais 11 crianças, foram orientadas a ir para a casa de amigos ou parentes.
Moradores das casas afetadas começaram a notar as rachaduras logo ao fim da chuva. Em algumas regiões do município, houve queda de energia, alagamento e incidência de granizo.
A Defesa Civil foi comunicada da situação das residências na manhã desta quarta-feira. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o local é próximo a um córrego e fica perto de várias minas de água. A chuva teria causado sobrecarga no lençol freático da região, provocando uma movimentação de terra e consequentemente as rachaduras.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a Guarda Municipal permanece no local enquanto for necessário. Nesta quinta-feira (16) a Defesa Civil deve fazer uma análise mais detalhada para identificar se os imóveis poderão voltar a ser habitados ou se haverá a necessidade de demolição.
Susto
Era por volta de 20h quando a operadora de telemarketing Viviana Dias, de 28 anos, percebeu as fissuras na residência onde vive com o marido e três filhos. “Eu fui tomar banho, mas a porta do banheiro não fechava e foi quando notei que o chão estava rachado. Aí começou a correria e a gente pegou algumas coisas e saiu de casa. Pela manhã fomos comunicar a Defesa Civil”, diz.
Quase simultaneamente, a dona de casa Ivonete Alves de Almeida, de 32 anos, notou o mesmo problema na casa dela. “A gente viu o que estava acontecendo umas 20h30. Não é a primeira vez que este tipo de coisa acontece. A gente quer uma solução. Precisamos que a Defesa Civil nos diga o que fazer também, porque para onde vamos?”, questionou a dona de casa, que até às 18h30 ainda estava na residência. “Tenho que esperar meus parentes que ainda não chegaram em casa para saber se posso ir para lá”, afirmou.
Protesto
Protestos foram realizados pelos moradores no fim de tarde e início de noite desta quarta. Os moradores fecharam a rua Darci Pereira com madeiras, pneus e colchões e depois atearam fogo nos objetos. A ação ocorreu para evitar que veículos circulassem na via, aumentando as fissuras nas residências, e também para cobrar agilidadade de Defesa Civil. Toda a manifestação foi acompanhada pela Guarda Civil Municipal.
![]() |
Moradores atearam fogo em pneus e colchões (Foto: Mirielly de Castro/TV Diário) |
Willian AlmeidaDo G1 Mogi das Cruzes e São Paulo - 16/01/2014