Ferraz pode ser contemplada com mais 12 médicos

Ferraz pode ser contemplada com mais 12 médicos

Ferraz de Vasconcelos poderá ser contemplada com mais 12 médicos, por meio do programa “Mais Médicos”, do governo federal. Há poucos dias, a Secretaria Municipal de Saúde fez à solicitação do incremento, oficialmente, à União. A previsão é que o pedido firmado no Ministério da Saúde seja apreciado pela presidente Dilma Rousseff até março deste ano. No momento, a cidade administrada pelo prefeito Acir Filló conta com quatro profissionais do convênio nacional. Enquanto dois são naturais de Cuba, os outros nasceram no Brasil, porém cursaram especialização em Portugal e na Argentina.

Ferraz pode ser contemplada com mais 12 médicos / Foto: Will de Oliver


Na manhã desta quinta-feira (30 de janeiro), o chefe do Poder Executivo ferrazense esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Jamil (rua Moreira Neto, 114, Vila Jamil), para conversar com os profissionais do programa da esfera federal que já estão atuando na cidade - a médica da Saúde da Família Mariela Garcia Vega e o médico generalista Abelardo Fabre Peres. Ambos são naturais de Santiago, Cuba.

Na oportunidade, Filló enalteceu a vinda dos médicos para o município e adiantou que está pleiteando com o Ministério da Saúde a vinda de mais 12 profissionais disponibilizados pelo convênio:

“Depois de tanto sofrimento pela falta de médicos em Ferraz, estamos colocando mais profissionais nas UBSs. Atualmente, temos quatro profissionais da área atuando em nosso município pelo programa ‘Mais Médicos’. Contudo, queremos aumentar esse quadro, para que seja possível o incremento nos postos de saúde, melhorando, assim, o atendimento a quem depende da rede básica de Saúde. Friso, inclusive, que, ao mesmo tempo, cobro o Governo do Estado de São Paulo, incansavelmente, quanto às deficiências do Hospital Regional ‘Doutor Osíris Florindo Coelho’, que sofre com falta de médicos. Mesmo não sendo um equipamento de responsabilidade da prefeitura, com gestão 100% estadual, estamos nos esforçando para que as coisas ali também melhorem”, acrescentou o gestor.

Além dos cubanos, mais dois médicos já estão atuando na cidade por meio do convênio entre a municipalidade e a União. Tratam-se dos brasileiros que estudaram Medicina fora do País Janaína Alves Lobo, do programa Saúde da Família, que é graduada em Cuba, mas cursou especialização em Portugal, e a oncologista Ana Raquel Lia, formada na Argentina. Ambos estão trabalhando na UBS do Jardim São Lázaro (rua José Militão Soares, 141).

Investimento

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e em unidades de saúde. O convênio também tem a finalidade de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais deste segmento.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), a União pretende garantir mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população dos municípios que aderirem ao programa. A iniciativa prevê, ainda, a expansão do número de vagas de Medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Secom/ Ferraz - 31/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV