O que fazer quando você comeu demais

O que fazer quando você comeu demais

Exagerou em uma refeição? Saiba o que fazer para ajudar a digestão.

O que fazer quando você comeu demais / Foto de ThinkStock


Esqueça os laxantes

Algumas pessoas acreditam que os laxantes ajudam o organismo a processar os alimentos mais rapidamente, esvaziando o excesso de comida do sistema gastrointestinal. Segundo a Dra. Raymond, o problema é que os laxantes, que tratam a constipação, ajudam a esvaziar o cólon, mas a comida que você acabou de consumir ainda está no seu estômago, e ainda precisa fazer o trajeto pelo intestino delgado antes de chegar no cólon. Esse processo pode levar horas e até mesmo um dia (e nesse espaço de tempo você continuará absorvendo calorias, o que torna o laxante ineficaz e perigoso como auxílio na perda de peso). Portanto, embora eles façam você ir ao banheiro, não livrarão você da sensação de estômago cheio.

Conheça sua nova bebida digestiva

O chá de raiz de chicória é uma bebida naturalmente livre de cafeína que melhora seu humor e também relaxa seu trato digestivo, segundo Beth McDonald, nutricionista de integração e esportes do Continuum Center for Health and Healing, um programa de integração de saúde afiliado ao Beth Israel Medical Center em Nova Iorque. A raiz da chicória, que geralmente possui um sabor de café torrado, é conhecida entre os herbalistas por seu efeito sedativo sobre o sistema digestivo, assim como o chá de camomila.

E diga adeus a sua antiga bebida digestiva

Você deve pensar que alguns golinhos de vinho do porto, geralmente servido em restaurantes como digestivo, não vai ocupar mais espaço no seu estômago. O problema é que o vinho do porto e licores em geral contêm frutose, que pode ser de difícil absorção pelo organismo, explica a Dra. Cynthia Yoshida, gastroenterologista no Estado da Virgínia e autora de No More Digestive Problems. Esse açúcar passa pelo intestino delgado e se acumula no cólon, onde as bactérias o quebram e produzem gás. O vinho do porto não ajuda na digestão, e ainda pode causar gases e sensação de inchaço, segundo Yoshida.

Hortelã

Seja em forma de bala ou como chá, a hortelã pode fazer muito mais do que refrescar seu hálito. A Dra. Yoshida explica que ela também é um excelente remédio contra gases (e contra a indigestão e náuseas). Lembrete importante: hortelã não é uma boa escolha se a sua refeição lhe causou azia, porque produz uma substância que relaxa o esfíncter do esôfago, permitindo que o ácido do estômago se espalhe, aumentando a irritação.

Carvão ativado

Se você sente que sua refeição causou um show de fogos de artifício no seu abdômen, considere ingerir tabletes de carvão ativado. O pó de carvão absorve o excesso de gás no trato intestinal, segundo a Dra. Patricia Raymond, gastroenterologista e professora assistente na Escola de Medicina da Virgínia. O carvão ativado também é uma das poucas coisas que podem absorver o hidrogênio do gás, neutralizando odores que causam constrangimento. No entanto, esses tabletes não devem ser consumidos todos os dias, e é importante observar que eles podem ter uma reação negativa quando ingeridos junto com remédios para o coração. Por isso, sempre consulte um médico antes. Seja em forma de bala ou como chá, a hortelã pode fazer muito mais do que refrescar seu hálito. A Dra. Yoshida explica que ela também é um excelente remédio contra gases (e contra a indigestão e náuseas). Lembrete importante: hortelã não é uma boa escolha se a sua refeição lhe causou azia, porque produz uma substância que relaxa o esfíncter do esôfago, permitindo que o ácido do estômago se espalhe, aumentando a irritação.

Leve seu cachorro para um passeio

Depois de comer demais, parece que você não consegue mexer, mas depois de uma caminhada você vai se sentir muito melhor. Um estudo realizado na Alemanha revelou que uma caminhada pós-refeição (não é necessário correr) acelera o movimento do alimento pelo sistema digestivo, enquanto o café expresso não teve efeito significativo na digestão.

Fonte: Yahoo - 09/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV