Obras da Fatec devem ter início até julho deste ano em Ferraz

Obras da Fatec devem ter início até julho deste ano em Ferraz

A área para a construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Ferraz de Vasconcelos foi, de fato, definida. O espaço total, que tem pouco mais de 31,7 mil metros quadrados, fica no Jardim São João, e será desmembrado em duas partes, para que 22 mil metros quadrados sejam destinados à instituição de ensino de gestão do Governo do Estado de São Paulo. Em reunião realizada em São Paulo na tarde desta terça-feira (28 de janeiro), entre representantes do Poder Executivo ferrazense e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ficou acertado que o município fará, dentro dos próximos dias, todo o levantamento documental necessário para a validação do terreno. Para o prefeito Acir Filló, a expectativa é que as obras tenham início até julho deste ano.

Obras da Fatec devem ter início até julho deste ano em Ferraz / Foto: Divulgação


O encontro foi promovido, ontem, no órgão da esfera estadual, e teve início por volta das 14 horas. Da Prefeitura de Ferraz, participaram o secretário municipal de Planejamento, o engenheiro civil Silas Faria, e o arquiteto José Antonio Andrade de Brito, enquanto o Centro Paula Souza foi representado por Ricardo Sardelha, do Departamento de Gestão Imobiliária, e Fernanda Zangrossi, do Departamento de Projetos. Os trabalhos serviram como arremate do encontro que Filló, acompanhado do vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, tiveram com Laura Laganá, diretora da entidade educacional, na segunda-feira (27 de janeiro).

Segundo Faria, de fato, a unidade da Fatec de Ferraz será construída numa área do Jardim São João, onde, atualmente, funciona a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeief) “Maria da Glória Dias Horvath”. O terreno, que é de propriedade do governo de Geraldo Alckmin e que tem um total de 31.785 metros quadrados, deverá ser desmembrado em duas partes. Cerca de 22 mil serão destinados à edificação do prédio de educação tecnológica.

Os outros 8 mil metros quadrados continuarão sendo utilizados pela escola da Secretaria Municipal de Educação. Para que seja possível o desdobro, o Poder Executivo ferrazense terá de disponibilizar, dentro dos próximos dias, uma série de documentos, conforme ressalta o chefe da pasta de Planejamento:

“Agora, ficaremos responsáveis pela parte técnica, como a atualização de levantamento topográfico, separação de memoriais descritivos, que é uma espécie de raio-X de toda a área, e da planta específica. Quando estivermos com toda essa documentação em mãos, vamos encaminhá-la ao Conselho de Patrimônio Imobiliário do Paula Souza, para a devida apreciação. Feito isso, os papéis serão analisados pela Casa Civil. Se tudo correr bem, posteriormente, a documentação é enviada para o governador publicar o decreto que vai oficializar o desdobro”, complementa o gestor.

Segundo o chefe do Poder Executivo ferrazense, o projeto de arquitetura do prédio “já está bem adiantado”, bem como as tratativas por parte da municipalidade. A previsão, conforme destaca o prefeito de Ferraz, é que a concorrência pública para a contratação da empresa que vai construir a Fatec na cidade seja aberta ainda no primeiro trimestre de 2014, e as obras sejam iniciadas até julho deste ano. Os investimentos podem chegar na casa dos R$ 20 milhões:

“No encontro que tivemos com Laura Laganá, diretora do Centro Paula Souza, explicamos cada passo dado por nós em mais essa conquista. Os cursos das Fatecs espalhadas em todo o Estado de São Paulo já colocaram no mercado de trabalho mais de 17 mil tecnólogos, profissionais de nível superior, cuja formação abarca extenso conhecimento científico, humanístico e tecnológico. Muitas pessoas não vão mais precisar sair de Ferraz para estudar, se formar. A Fatec será um divisor de águas no município. Espero assinar o convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico em breve”.

Secom/ Ferraz - 30/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV