Poá terá merenda nova
Poá
Merenda escolar terá nova empresa
Quem vencer a licitação da prefeitura vai atuar por um ano na Secretaria de Educação e atender 16,8 mil alunos da rede municipal de ensinoSegundo explicou a Secretaria de Educação, a merenda escolar é composta por arroz, feijão, macarrão, carnes (bovina ou frango), frutas, verduras, legumes e bebidas lácteas. A dieta balanceada é supervisionada por três nutricionistas contratados pela pasta, que planejam o cardápio e avaliam a alimentação oferecida aos estudantes. A capacitação anual das merendas e o acompanhamento da higienização nas cozinhas também são obrigações dos três profissionais.
Ainda de acordo com o setor de educação, a forma de gestão da alimentação escolar é "centralizada". "A Prefeitura, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, gerencia a alimentação escolar e executa várias atividades", disse a pasta, em nota.
Entre as atividades informadas, consta a coleta de dados como peso e altura. "Anualmente, é feita nas escolas a coleta de dados (peso e altura) dos alunos com o objetivo de traçar o estado nutricional deles. Também são realizadas palestras com os pais/responsáveis sobre alimentação saudável e distribuição de cartilha sobre o tema para os alunos", reforçou.
Terceirizadas
Embora os alimentos sejam fornecidos por empresas terceirizadas, é a equipe de nutricionistas que compra os mantimentos, com base no cardápio desenvolvido pelos profissionais. Por conta disso, a prefeitura optou por contratar uma empresa que faça o fornecimento parcelado de merenda escolar. Apenas as merendeiras são terceirizadas. Questionada sobre quanto se investe com merenda por ano, a administração não informou.