Poá terá merenda nova

Poá

Merenda escolar terá nova empresa

Quem vencer a licitação da prefeitura vai atuar por um ano na Secretaria de Educação e atender 16,8 mil alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Poá abriu licitação para contratar uma empresa que irá fornecer merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino por um ano. Com previsão de atender pelo menos 16,8 mil estudantes em 2014, o Executivo pretende encerrar o processo licitatório no próximo dia 21, quando os envelopes com as propostas serão abertos. As refeições servidas aos alunos do município deverão ser completas.

Segundo explicou a Secretaria de Educação, a merenda escolar é composta por arroz, feijão, macarrão, carnes (bovina ou frango), frutas, verduras, legumes e bebidas lácteas. A dieta balanceada é supervisionada por três nutricionistas contratados pela pasta, que planejam o cardápio e avaliam a alimentação oferecida aos estudantes. A capacitação anual das merendas e o acompanhamento da higienização nas cozinhas também são obrigações dos três profissionais.

Ainda de acordo com o setor de educação, a forma de gestão da alimentação escolar é "centralizada". "A Prefeitura, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, gerencia a alimentação escolar e executa várias atividades", disse a pasta, em nota.
Entre as atividades informadas, consta a coleta de dados como peso e altura. "Anualmente, é feita nas escolas a coleta de dados (peso e altura) dos alunos com o objetivo de traçar o estado nutricional deles. Também são realizadas palestras com os pais/responsáveis sobre alimentação saudável e distribuição de cartilha sobre o tema para os alunos", reforçou.

Terceirizadas
Embora os alimentos sejam fornecidos por empresas terceirizadas, é a equipe de nutricionistas que compra os mantimentos, com base no cardápio desenvolvido pelos profissionais. Por conta disso, a prefeitura optou por contratar uma empresa que faça o fornecimento parcelado de merenda escolar. Apenas as merendeiras são terceirizadas. Questionada sobre quanto se investe com merenda por ano, a administração não informou.

Por Lailson Nascimento - Fonte: Diário do Alto Tietê - 10/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV