Prazo para acompanhamento de saúde foi prorrogado até dia 12 em Arujá
Prazo para acompanhamento de saúde foi prorrogado até dia 12 em Arujá
Foi prorrogado para 12 de janeiro de 2014 o prazo final para registro do acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. Beneficiários que ainda não realizaram a avaliação nutricional e conferência das carteiras de vacinação de seus filhos devem comparecer em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade para regularizar a situação.![]() |
Prazo para acompanhamento de saúde foi prorrogado até dia 12 em Arujá / Foto: Divulgação |
O prazo refere-se à segunda vigência de 2013. Dados parciais indicam que 246 municípios apresentavam cobertura menor que 20%, dos quais 35 não inseriram informação alguma no Sistema do Programa Bolsa Família na Saúde (http://bolsafamilia.datasus.gov.br). A meta nacional de cobertura de acompanhamento das condicionalidades pactuada foi de 73% para 2013.
Tanto a avaliação quanto a atualização das carteiras de vacinação são exigências do Bolsa Família para permanência no programa. Frequência escolar mínima de 85% para crianças e 75% para jovens são outros requisitos, assim como acompanhamento médico do crescimento e desenvolvimento de crianças, grávidas e mulheres de 14 a 44 anos que amamentam.
As famílias que descumprirem as determinações impostas pelo programa, não procurando as UBS, estarão sujeitas a efeitos que vão desde uma simples advertência pelo descumprimento até a suspensão do benefício ou então o cancelamento do mesmo.
As pessoas que recebem o incentivo financeiro deverão comparecer à unidade portando o cartão do Bolsa Família e o cartão SUS, além de carteirinha de vacinação das crianças menores de sete anos de idade. No caso das grávidas, é preciso levar ainda o cartão da gestante.
Para outras informações, ligue 4655 2871.
Fonte: Prefeitura de Arujá - 08/01/2014