Prefeitura de Ferraz vai contratar 24 agentes comunitários de Saúde

Seleção

Prefeitura de Ferraz vai contratar 24 agentes comunitários de Saúde

Estarão abertas, em Ferraz de Vasconcelos, a partir desta segunda-feira (13 de janeiro), as inscrições para o processo seletivo simplificado que visa o preenchimento de 24 vagas de agente comunitário. Esses profissionais vão reforçar as Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam na cidade. Realizado em caráter emergencial, o certame será coordenado pelo Poder Executivo e prevê a aplicação de prova escrita e avaliação de competências e de habilidades comportamentais. Os interessados terão até quarta-feira (15 de janeiro) para firmarem seus cadastros na Secretaria Municipal de Saúde (rua Santa Catarina, 90, Vila Romanópolis). A adesão é gratuita.

Prefeitura de Ferraz vai contratar 24 agentes comunitários de Saúde / Foto: Will de Oliver


As vagas são destinadas a homens e mulheres que tenham a partir de 18 anos com ensino fundamental completo (1º ao 9º). Como o trabalho é para os bairros Jardim São Lázaro e Vila Jamil, é necessário que os candidatos morem próximos a essas regiões. No ato da inscrição, o interessado deve estar munido de Cédula de Identidade (RG) e CPF original, além de comprovante de endereço, preferencialmente com seu nome no campo Remetente. Não serão aceitas cópias (xerox). Pede-se, ainda, atestado de antecedentes criminais e certificado de conclusão do ensino fundamental.

Agendada para 19 de janeiro (domingo), a prova escrita será constituída por 40 questões de múltipla escolha. Serão dez de Matemática, dez de Português, dez de conhecimentos gerais e outras dez de conhecimentos específicos. O local e o horário da avaliação serão divulgados após o encerramento das inscrições. O cadastro será aceito entre segunda e quarta-feira (13, 14 e 15 de janeiro), das 8 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Saúde. Não haverá recolhimento de taxa. O certame terá duração de três horas.

Os aprovados passarão por um curso de qualificação básica, antes de exercerem as atividades profissionais nas ESFs do Jardim São Lázaro e da Vila Jamil. A jornada será de 40 horas semanais, com salário mensal de R$ 783,17. O contrato com a municipalidade será feito sob Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com duração de um ano, podendo ser prorrogado para mais um.

Dentre as diversas atribuições dos novos agentes estão realização do mapeamento de área de atuação; cadastro de famílias e atualização permanentemente de cadastro; identificação de indivíduos e de famílias expostos à situação de risco; atuação nos domicílios de sua área de abrangência e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, quando necessário; e orientação às famílias quanto à utilização adequada dos serviços de Saúde do município (agendamento de consultas e de exames e atendimento odontológico).

Promover visita domiciliar e acompanhamento mensal às famílias assistidas pelo programa, sobretudo àquelas que se encontram em situação de risco, também são de responsabilidade dos profissionais da ESF.

De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luiz Antônio do Nascimento, este programa é de extrema relevância para o município, pois, a partir dele, a comunidade conta com acompanhamento especializado:

“Com a contratação desses novos agentes, queremos melhorar o quadro na rede básica de Saúde ferrazense. Para cada região serão destinados 12 profissionais. Acreditamos que oito mil famílias serão beneficiadas diretamente com a ação. O agente comunitário de saúde é um importante intermediário entre o paciente e o médico. Após uma primeira análise, é ele quem encaminha os casos mais urgentes para o acompanhamento ambulatorial e clínico preciso, principalmente dos pacientes acamados. Será um grande progresso para Ferraz este reforço nas ESFs”, finaliza o gestor.

Secom/ Ferraz - 11/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV