Prefeitura de Itaquá prepara mudanças no trânsito da Alberto Hinoto

Prefeitura de Itaquá prepara mudanças no trânsito da Alberto Hinoto

Conjunto de alterações no centro prevê transformação da rotatória em cruzamento e semáforos inteligentes


Rotatória entre as avenidas Emancipação e SP-56 já foi retirada
Foto: Erick Paiatto
Um conjunto de mudanças no trânsito do centro de Itaquaquecetuba promete melhorar a fluidez dos veículos em até 50%. O projeto, que deve ser executado em um prazo mínimo de seis meses, terá a primeira fase concluída até a semana que vem. Trata-se da transformação da rotatória ao lado da praça Eugênio Victorio Deliberato, na confluência da rodovia Alberto Hinoto (SP-56) com as avenidas Ítalo Adami e Emancipação, em um cruzamento. Ontem, o secretário de Transportes, Dalton Luiz Dename, explicou as alterações ao Dat (veja mais no quadro).

Segundo prevê o titular da pasta, a transformação da rotatória em um cruzamento deverá reduzir o trânsito da área central de Itaquá em, pelo menos, 30%. No local, onde passam pelo menos 20 mil veículos por dia, a prefeitura pretende garantir maior fluidez no tráfego, principalmente para desafogar o viaduto Pastor Mário Maria Duarte, na SP-56 (também conhecida como estrada de Santa Isabel), que transpõe a via férrea.

"O que nós estamos fazendo visa aumentar a circulação dos veículos, para que o trânsito não fique concentrado na rotatória da praça Eugênio. Esta semana estamos finalizando as obras de retirada da rotatória e acreditamos que, em sete dias, os motoristas deverão obedecer à nova orientação", explicou Dename.

Quando o cruzamento estiver finalizado, os veículos que utilizam a rotatória para ir sentido Vila Virgínia farão uma conversão de quadra pelas ruas Guilherme de Almeida e Cônego Matheus Deriske. A mudança, conhecida como "caixa", segundo o secretário, irá eliminar os conflitos de trânsito naquele local. "Estamos mudando a sinalização viária e vamos fazer alterações semafóricas, criando um sistema inteligente de tráfego", pontuou.

Opinião
Os motoristas da região ainda estão reticentes. O gestor de qualidade Francisco Puerta disse que as alterações não devem melhorar o trânsito. "Vai ficar igual. Para mim, o que precisa melhorar é o viaduto, que sempre está lotado". Já o motorista Ivo Mariano disse que prefere esperar as mudanças para opinar. "Acho que não tem espaço para fazer tudo isso, mas vamos esperar para ver".

Mais mudanças
Até o final do primeiro semestre de 2014, a secretaria pretende fazer outras duas alterações. "A primeira é bloquear o acesso dos veículos que utilizam o viaduto da Ayrton Senna (SP-70), na Vila Maria Augusta, para desviar do pedágio. A ação, que ocorrerá das 16 às 20 horas, evitará que os motoristas que usam o local como desvio utilizem a área central em horários de pico", disse Dename.

A outra mudança é a criação de uma terceira faixa na Alberto Hinoto, na altura do viaduto. "Faremos ainda no primeiro semestre", diz o secretário.

Por Lailson Nascimento - Fonte: Diário do Alto Tietê - 23/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV