Secretaria de Transportes de Ferraz vai mudar de comando em 2014

Mudança

Secretaria de Transportes de Ferraz vai mudar de comando em 2014

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos começou 2014 com uma baixa em seu secretariado. O bacharel em Direito e policial civil Carlos César Alves, que entre janeiro e setembro chefiou a pasta da Segurança e Mobilidade Urbana, e, nos últimos três meses, comandava a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, pediu liberação para retomar a sua carreira na Polícia Civil. O nome de quem vai substituir o gestor na função ainda está sendo estudado pelo chefe do Poder Executivo. O anúncio deverá ser feito dentro dos próximos dias.

Secretaria de Transportes de Ferraz vai mudar de comando em 2014 / Foto: Will de Oliver


A solicitação de desligamento por parte de Alves coincidiu com o vencimento de sua licença na instituição policial. Assim que recebeu o convite do chefe do Poder Executivo ferrazense para fazer parte de sua equipe de governo, Alves se afastou da Polícia Civil, onde atuava desde maio de 1984. A pausa nos trabalhos poderia ser renovada neste mês. Contudo, conforme explica o profissional, no fim do ano passado ele recebeu um “convite irrecusável” para chefiar o Setor de Investigações de uma delegacia em São Paulo, o que o fez abrir mão de suas atividades na Prefeitura de Ferraz.

Com 49 anos e natural de Ribeirão Preto, Alves é formado pelas Faculdades Integradas Guarulhos (FIG) e pós-graduado em Direito Processual Penal pela Universidade Mackenzie. Na Polícia Civil, fez parte do Setor de Inteligência do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), do Setor de Crimes Contra o Patrimônio e Combate a Facções, além de ter sido chefe do Setor de Investigações de diversas delegacias da região central da capital paulista.

Em Ferraz, Alves ficou nacionalmente conhecido pelas ações que comandou, como a “Balada Legal”, que culminou no fechamento de casas noturnas da cidade que não apresentavam condições estruturais e sistemas de segurança para abrigar seus frequentadores. A iniciativa foi deflagrada semanas antes da tragédia ocorrida no sul do País, na cidade de Santa Maria. Ao pegar fogo, a Boate Kiss vitimou 242 jovens, em janeiro de 2013.

O então secretário de Segurança também foi responsável pela operação “Comércio Legal”. Iniciada no dia 4 de fevereiro, a ação tem como objetivo a autuação de estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como padarias, açougues, bares e restaurantes, que necessitam de adequações simples, e a interrupção da atividade daqueles que funcionam fora da lei.

Alves também foi responsável pelo flagrante à médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que fraudava o ponto eletrônico o órgão com dedos de silicone. A suspeita é que, com as próteses, médicos faltavam aos plantões e, mesmo assim, recebiam normalmente da municipalidade. O caso segue sob investigação policial e administrativa:

“Saio, na verdade, com o sentimento de dever cumprido. Neste último ano, também elaborei a ‘lei do pancadão’, que multa em R$ 3.570 proprietários de veículos que abusam do som alto. Essa legislação trouxe sossego à cidade. Acabamos com os chamados bailes públicos e com a aglomeração de pessoas em praças e vias públicas, o que facilitava o consumo de álcool e de drogas e à violência”, complementa o gestor.

Sentido com a saída de Alves, Filló não economiza elogios ao secretário, que deverá entregar o cargo dentro dos próximos dias, para assumir novas atividades na capital. O intitulando como um de seus “melhores secretários”, o prefeito de Ferraz lembra, ainda, que Alves foi responsável pelo combate a aterros clandestinos, além de ter criado a Defesa Civil, estruturado o Setor de Trânsito e ter trabalhado conosco para que a cidade fosse elevada à Comarca. A lei está para ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin:

“Como meu auxiliar direto, amigo pessoal e gestor de extrema confiança, Alves também me acompanhou em várias audiências importantes no Palácio dos Bandeirantes e em Brasília. Só tenho a agradecer a ele por tudo o que fez em Ferraz e elogiar sua atuação. Trata-se de pessoa dedicada e fiel à administração municipal. Espero contar com ele, um dia, novamente. Inclusive, pretendo manter toda a equipe que ele montou, pois é coesa e profissional", complementa Filló.

Secom/ Ferraz - 07/01/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV