Casa Civil pode oficializar novo DP até março

Casa Civil pode oficializar novo DP até março

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck, já encaminhou ao secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella, o pedido de criação de mais uma delegacia de polícia em Ferraz de Vasconcelos. A informação é do vice-prefeito do município, José Izidro Neto. Recentemente, o gestor esteve reunido com a delegada-geral assistente Rosemeire Ibañez, para apresentar, de maneira oficiosa, a infraestrutura que o Poder Executivo ferrazense vai disponibilizar à esfera estadual, para o funcionamento do novo equipamento público na cidade.

Casa Civil pode oficializar novo DP até março / Foto: Will de Oliver


No documento, o prefeito Acir Filló assume o compromisso de ceder uma área localizada na rua Estela Mazzuca, na Vila Santa Margarida, e construir o prédio, obedecendo, inclusive, as dimensões que atendam às exigências técnicas e funcionais da Secretaria da Segurança. Além disso, o chefe do Executivo se compromete a ofertar toda a mobília necessária para a operação do novo Distrito Policial e a colocar à disposição do delegado titular 15 funcionários municipais, completando, assim, o efetivo administrativo policial.

Os trâmites referentes à criação da nova delegacia em Ferraz seguem na pasta da Segurança do Governo do Estado. A expectativa é que, dentro de até 15 dias, o processo seja remetido ao governador Geraldo Alckmin para ser apreciado e, posteriormente, assinado:

“Após apreciar o parecer favorável do doutor Blazeck, o secretário Fernando Grella vai encaminhar à Casa Civil o pedido de elaboração do decreto, que, oficialmente, cria o novo DP de Ferraz. Posteriormente, a decisão será publicada no Diário Oficial do Estado. Ferraz faz limite com três bairros da capital paulista, onde o índice de violência é altíssimo. Nossa delegacia está localizada numa região não estratégica, no Parque Dourado, para o atendimento de todos os moradores do município. Assim, necessitamos com urgência de um DP na Vila Margarida, para atender as demandas dos bairros do outro lado da linha férrea. A cidade, na verdade, entra numa nova fase com a viabilização e a construção de um novo distrito. Reitero que a Prefeitura de Ferraz vai ceder a área, construir o prédio e garantir o pleno funcionamento do equipamento”, acrescenta Filló.

Com a implantação de mais uma unidade da Polícia Civil em Ferraz, há a possibilidade de a atual delegacia ser transformada em Distrito Central, com direito a funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, a cidade passará a ter o 1º Distrito Policial, atendendo a população de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Em audiência realizada em janeiro com o chefe do Executivo ferrazense, Grella confirmou que, no decorrer de 2014, a Polícia Civil contará com mais 200 delegados, 1,1 mil investigadores e 1,3 mil escrivães em todo o Estado de São Paulo:

“Desta forma, acredito que não há dificuldades em atender um pedido do município no que tange à instalação de um segundo Distrito. Importante frisar, ainda, que a cidade conta com uma população que ultrapassa os 170 mil habitantes. Com um 2º DP, a segurança no município vai aumentar. O que pudermos fazer para que isso aconteça sem entraves, vamos fazer”, avalia o secretário da Segurança.

Secom/ Ferraz - 18/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV