CPTM e Prefeitura de Ferraz definem logística para alteração de trilhos na estação

CPTM e Prefeitura de Ferraz definem logística para alteração de trilhos na estação

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) definiram algumas estratégias acerca da mudança dos trilhos da linha férrea localizada no trecho das obras da nova estação central da cidade. As modificações em torno da logística da composição terão início neste fim de semana. As tratativas foram deliberadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e pela diretoria da estatal, em reunião promovida no Poder Executivo ferrazense, na tarde de quinta-feira (13 de fevereiro).

CPTM e Prefeitura de Ferraz definem logística para alteração de trilhos na estação / Foto: Will de Olver


Promovido por volta das 15 horas, o encontro contou com a participação do diretor de Obras da estatal, Romualdo José de Azevedo, dos secretários municipais Silas Faria de Souza (Planejamento) e João Matias dos Santos (Transportes e Mobilidade Urbana), do adjunto de Comunicação Social, jornalista Miguel Leite, além da arquiteta Natália Domingos Lima da Silva.

Para que os serviços possam ocorrer com rapidez, os trabalhos serão feitos das 2 horas de sábado (15 de fevereiro) até às 3 horas de segunda-feira (17 de fevereiro). Nos horários em que as composições férreas circulariam, a CPTM vai adotar o Plano de Apoio entre as Empresas em Situação de Emergência. Conhecido como Operação Paese, o sistema prevê a circulação de ônibus nos mesmos percursos dos trens, saindo da estação Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, com destino à estação “Antonio Gianetti Neto”, no Parque São Francisco, em Ferraz.

As ações serão realizadas em conjunto entre o Poder Executivo ferrazense e a estatal do Governo do Estado de São Paulo, conforme reitera o chefe da pasta de Planejamento. O gestor adianta, inclusive, que o trânsito da rua Diomar Novaes será interditado no período em que estiver ocorrendo os trabalhos de substituição dos trilhos da CPTM. O gerenciamento dessa mudança e o desvio do tráfego local serão acompanhados pela Secretaria de Transportes de Ferraz:

“Essa situação vai acontecer por mais vezes neste semestre, pois, com o avanço das obras de construção da nova estação central de Ferraz, serão colocadas as ligações em pré-moldado de concreto. Elas vão ligar as escadarias da praça da Independência com o piso superior da nova plataforma, como também com a cobertura total do equipamento”, acrescenta o gestor.

Projeto

Iniciadas em 2009, por várias vezes, as obras que dão formas à nova estação do centro de Ferraz foram interrompidas. Em 2 de janeiro de 2013, primeiro dia de trabalho de Geraldo Alckmin, o prefeito de Ferraz, Acir Filló, esteve com o governador, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para tratar do assunto. Na oportunidade, a liderança estadual determinou a retomada imediata dos trabalhos.

Segundo o chefe do Poder Executivo ferrazense, as paralisações e a morosidade prejudicaram, sobremaneira, a cidade, principalmente quanto ao trânsito das imediações e o fluxo dos usuários do ponto de embarque e desembarque, que ainda funciona de forma provisório:

“Antigamente, passava pelo local e via, diariamente, vários operários ‘tocando viola’. Agora, o cenário é diferente. As obras da nova estação da CPTM estão sendo empreendidas de maneira ágil. Penso muito na população que utiliza a plataforma temporária. Graças a Deus, os transtornos estão com os dias contados. Além de estarmos acompanhando de perto cada etapa da obra, estamos em constante contato com a estatal e com o Governo do Estado cobrando melhorias e agilidade”, frisa o gestor.

Secom/Ferraz - 15/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV