Centro Novo Dia será implantado no Jardim Temporim em Ferraz

Centro Novo Dia será implantado no Jardim Temporim em Ferraz

O Centro Novo Dia já tem lugar para ser instalado em Ferraz de Vasconcelos. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, o equipamento terá como endereço o Jardim Temporim. O convênio entre a administração do prefeito Acir Filló e o Governo do Estado de São Paulo que permite a instalação da unidade foi assinado no mês passado, em São Paulo. Direcionado ao público da terceira idade e com capacidade de atender, diariamente, cerca de 80 pessoas, o benefício foi disponibilizado ao município com o auxílio do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira.

Centro Novo Dia será implantado no Jardim Temporim em Ferraz / Foto: Roseli Souza


Espaço de acolhimento, de proteção e de convivência de idosos semidependentes, que tenham idade igual ou superior a 60 anos, o Centro Novo Dia em Ferraz será alicerçado no cruzamento das ruas Willy Legner e Maranhão. As obras devem ter início logo após a conclusão dos trâmites cartorários referentes à área de construção, conforme esclarece o chefe da pasta de Planejamento em Ferraz, o engenheiro civil Silas Faria de Souza. Para o chefe do Poder Executivo, a intermediação de Estevam Galvão para a conquista da unidade foi fundamental. Tanto que a determinação é que a parte burocrática seja desenvolvida com agilidade, para que as intervenções sejam iniciadas o quanto antes.

O equipamento tem como prioridade acolher famílias que, por conta do trabalho, não têm condições de dar atenção aos parentes da terceira idade. Após passar boa parte do dia no Centro Novo Dia, no fim da tarde o idoso volta para casa. Segundo o Governo do Estado, trata-se de uma ação social, mas que permite que o assistido não perca os vínculos domésticos.

Uma vez entregue à população pela administração municipal e pela gestão de Geraldo Alckmin, o local deverá acolher cerca de 80 pessoas, gratuitamente, oferecendo alimentação e atividades de lazer e de cultura. A estrutura prevê banheiros adaptados, área de descanso e sala de convivência com tevê e aparelho de DVD, enfermaria e computadores para aulas de informática. Em todo o Estado de São Paulo, existem, hoje, 28 pólos do equipamento.

Para Filló, a oficialização do convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social demonstra o comprometimento que seu governo tem com os idosos:

“Em Ferraz, existe um público da terceira idade bem significativo – pessoas que, por conta da profissão de filhos e de seus netos, ou de mulheres e de esposos, acabam ficando sozinhos em casa. No Centro Novo Dia, eles poderão passar o dia e, no fim da tarde, voltar pra casa, após um dia de lazer, de convivência, e com direito a diversas atividades. Conquistamos mais esse benefício graças ao governador, que é parceiro legítimo de Ferraz”, complementa Filló.

CCI

O Centro Novo Dia será o segundo equipamento público direcionado aos idosos em Ferraz. Atualmente, a cidade conta com o Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no Cambiri. A exemplo do órgão estadual, o equipamento gerenciado pela Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social oferece diversas atividades para 178 pessoas, que têm entre 60 e 84 anos.

O espaço disponibiliza alimentação, corte de cabelo gratuito, cursos de artesanato e de patchwork, atendimento com profissionais da área da Saúde, como cirurgião-dentista, fisioterapeuta e psicólogo, e dinâmicas que favorecem a integração, o exercício da mente e a qualidade de vida.

Secom/ Ferraz - 14/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV