Educação de Ferraz intensifica supervisão da merenda

Educação de Ferraz intensifica supervisão da merenda

Preocupada em garantir a qualidade da merenda escolar distribuída nas 53 unidades gerenciadas pela rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos está supervisionando a distribuição das refeições. Em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) e com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a pasta definiu ações específicas que tratam, diretamente, sobre o que é colocado no prato de mais de 20 mil alunos, todos os dias.

Educação de Ferraz intensifica supervisão da merenda / Foto: Roseli Souza


Uma das atividades será desenvolvida no próximo dia 5 (quarta-feira), no Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae), no Jardim São Giovanni. O encontro será promovido a partir das 14 horas, com cerca de 160 pessoas, entre merendeiras, nutricionistas e equipe gestora das instituições de ensino da cidade. Na oportunidade, serão compartilhadas questões técnicas alimentares, contemplando o bom manuseio dos alimentos, preparação, armazenamento, acondicionamento e dados nutricionais dos produtos.

Segundo a Secretaria Municipal chefiada por Denize Ribeiro, o objetivo dessa reunião é continuar servindo alimentos de qualidade nas instituições de ensino de Ferraz. Desde o início de 2013, quando assumiu a gestão local, o prefeito Acir Filló determinou que o município passasse a oferecer merenda adequada aos alunos da rede, sem conservantes em excesso, enlatados e cardápio repetitivo, mas, sim, com qualidade nutricional, variedade e quantidade apropriada para crianças e jovens.

Ainda como forma de garantir a excelência nos alimentos servidos, equipes de supervisores da Secretaria de Educação estão visitando as escolas, sem aviso prévio, para inspecionar a distribuição das mercadorias utilizadas na elaboração das refeições e o preparo do cardápio. Somente neste ano, mais de 25 unidades já receberam a visita dos profissionais, que, na oportunidade, avaliam as condições dos produtos, levando em consideração prazo de validade, armazenamento, estoque e a qualidade no preparo do que é ofertado diariamente.

Ao lado de sua secretária-adjunta, Marlene Drullis, Denize vem acompanhando, pessoalmente, o trabalho de fiscalização da alimentação servida aos alunos de Ferraz, entre os que estudam em 25 creches, 28 escolas municipais, bem como nos Centros da Juventude, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e nos Ediforps (Educação Integral e Formação Pedagógica) I e II:

“É nossa obrigação oferecer boa comida, e para que isso ocorra, não basta, simplesmente, adquirirmos bons alimentos. Temos de avaliar uma série de fatores, como o manuseio, o armazenamento e o cuidado no preparo das refeições. Dentro das escolas, o Comsea, bem como a Secretaria de Educação, tem a função de observar possíveis irregularidades, fazer os apontamentos necessários para a resolução de deficiências e, consecutivamente, criar ações para melhorar a qualidade do que é servido”, complementa a gestora.

O chefe do Poder Executivo destaca as ações de seu governo em prol da alimentação servida nas escolas da cidade:

“Fui aluno de escola pública e, desta forma, sei o quanto é importante oferecer boa refeição, pois eu, sem condições, dependia só da merenda, assim como vários estudantes de Ferraz. Assim, gosto de chegar na escola e ver as crianças com o prato repleto de bons alimentos, com direito a comida gostosa e de significativo valor nutricional”, relata Filló.

Secom/ Ferraz - 20/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV