Ferraz pode ganhar Centro de Treinamento para futebol americano

Ferraz pode ganhar Centro de Treinamento para futebol americano

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Inspire Athletes, pretende criar, em breve, um Centro de Treinamento (CT) para a prática de futebol americano. A ideia da municipalidade é despender uma área do Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola, para o núcleo. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (15 de fevereiro), durante a 1ª oficina da modalidade.

Ferraz pode ganhar Centro de Treinamento para futebol americano / Foto: Roseli Souza


Abrigado no Estádio Municipal "Clemente Belarmino", o Kelezão (avenida Presidente Castelo Branco, s/nº, Vila Sophia), o evento foi promovido pela Inspire Athletes em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e com as Secretarias Municipais da Juventude, Esporte e Lazer, e de Cultura. O objetivo do projeto foi incentivar os jovens da cidade a ingressarem no futebol americano, oferecendo a eles a oportunidade de terem contato com esse esporte, gratuitamente.

De acordo com o presidente e fundador da ONG, Thiago Domingues da Silva, o plano é que Ferraz crie um CT para a formação de atletas da modalidade, com a gestão do Poder Executivo, por meio da Secretaria de Esporte e do Fundo Social. Segundo o especialista, com um núcleo específico para a prática de futebol americano, muitas crianças e jovens terão a oportunidade de aprenderem o esporte, praticando, ao mesmo tempo, uma atividade física e exercitando a socialização:

"Esta modalidade está em ascensão no Brasil, então, nada mais justo que divulgá-la e, principalmente, torná-la acessível. Nossa ONG tem a finalidade de usar o Esporte como uma ferramenta socioeducativa. É indiscutível que o Esporte traz muitos benefícios humanitários, como disciplina, habilidade, respeito e hierarquia, além de ensinar a lidar com o público e a trabalhar em equipe. Em conversa recente com o prefeito (de Ferraz) Acir Filló, demos início às tratativas e, em breve, se tudo correr dentro do que planejamos, poderemos contar com um núcleo de futebol americano no município”, torce Domingues.

A primeira-dama de Ferraz, Viviane Vieira dos Santos, presidente do Fundo Social e secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, ao lado do secretário de Esporte, Valmir dos Santos, o Sal, foram os grandes anfitriões da oficina promovida hoje, no Kelezão. A iniciativa, que teve início às 11 horas, reuniu cerca de cem atletas e técnicos vinculados ao futebol americano que atuam no Brasil.

O grupo ficou responsável pelo desempenho de treinos e exibições. Cerca de 400 alunos da rede municipal, além de outros jovens com mais de dez anos e adultos da cidade participaram das atividades. A programação também contou com um amistoso feminino entre as equipes SP Storn e Saints, seguido do jogo masculino entre Lusa Rhynos e All Star – seleção que reúne os melhores jogadores de futebol americano do Brasil.

A narração das disputas foi feita pelo locutor esportivo Luiz Claudio de Paula, do canal Band Sports, enquanto sete árbitros da Associação Paulista de Árbitros e Estatísticos de Futebol Americano (Apaefa) gerenciavam os jogos. Nos intervalos entre as partidas, o público foi presenteado com brindes e artigos relacionados à modalidade, bem como com exibição de coreografias esportivas das cheerleadings.

Viviane se diz satisfeita com a atividade realizada, hoje, na cidade, e está ansiosa para que o projeto do CT, de fato, saia do papel. Para a primeira-dama, o fato de a oficina promovida pela prefeitura em parceria com a Inspire Athletes neste sábado ter reunido um público expressivo sinaliza que o esporte merece ter espaço e incentivo na cidade:

“Nossa ideia é manter um núcleo da modalidade em Ferraz. Trata-se de um esporte diferente, fora dos padrões vistos no Brasil, mas que desperta o interesse de crianças e de adolescentes. Com a possível criação de um equipamento direcionado à modalidade em nossa cidade, queremos formar novos atletas e, quem sabe, encaminhá-los para times de fora do País”, explica a esposa de Filló.

O chefe do Poder Executivo ferrazense fez questão de prestigiar o encontro esportivo ao lado da mulher. Na oportunidade, garantiu maiores investimentos na prática, bem como em todos os setores que envolvem atividades físicas "e que possam tirar o público infantil e os jovens do mundo das drogas e da criminalidade":

“O futebol americano é um esporte que cresce em todo o mundo. É muito gratificante para o município sediar um evento deste porte. Poucos têm a oportunidade de assistir um jogo da modalidade ao vivo, e nós conseguimos proporcionar isso a nossa população, hoje. Vamos investir ainda mais, com o objetivo de trazer novas etapas deste esporte para Ferraz. Já estamos viabilizando o CT no Parque Nosso Recanto, que, certamente, atrairá muitas pessoas. Isso fará com que nossa cidade se torne um pólo exportador da modalidade e, futuramente, numa referência nacional”, finaliza o gestor.

Secom/ Ferraz - 16/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV