Ferraz vai receber mais quatro médicos
Ferraz vai receber mais quatro médicos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos será contemplada com a contratação de mais quatro médicos. O incremento na rede será feito por meio do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), do governo federal. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde fez à solicitação oficialmente à União. A previsão é que o convênio firmado com o Ministério da Saúde disponibilize os profissionais até o início do mês de março. No momento, a cidade administrada pelo prefeito Acir Filló conta com quatro profissionais de outro convênio nacional, o Mais Médicos.Ferraz vai receber mais quatro médicos / Foto: Will de Oliver |
De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luiz Antônio Nascimento, o Provab é destinado a médicos, dentistas e enfermeiros, contratados pelo governo federal para prestarem serviços de Atenção Básica nos municípios interessados pela parceria. Os médicos generalistas Rodrigo Andrade de Medeiros, Luciana Oliveira Sousa e Henrique Nunes Machado já formalizaram, nesta semana, o local onde vão trabalhar em Ferraz. A partir de 6 de março (quinta-feira), os especialistas vão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Paulo (rua Vinícius de Moraes, 386 – Vila São Paulo):
“A priori, a Secretaria de Saúde solicitou ao programa do Ministério da Saúde 12 médicos. Já fomos contemplados com quatro, sendo que três já definiram até mesmo onde vão trabalhar. Nossa expectativa é que, até o mês de março, mais oito profissionais formalizem vínculo com a municipalidade. Os generalistas já atrelados a Ferraz terão uma carga de trabalho de oito horas diárias, com contrato de 12 meses. Vale ressaltar que a contratação desses médicos não recai em ônus para a municipalidade. A única contrapartida exigida pela esfera federal é que a prefeitura custeie o transporte dos médicos”, explica o gestor.
O chefe do Poder Executivo ferrazense enaltece a vinda de mais quatro médicos para o município e adiantou que está pleiteando, paralelo aos convênios entre a administração local e o governo federal, um processo seletivo para a contratação de mais profissionais, com recursos próprios:
Provab
O Provab tem a finalidade de estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e disponibilizá-los em localidades com maior carência. O projeto foi instituído pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, em 1º de setembro de 2011.
O Provab prevê atuação de profissionais, como médicos, dentistas e enfermeiros, por 12 meses. Neste período, os especialistas devem ser supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação dos mesmos num curso de Atenção Básica, que será ministrado em São Paulo. Semanalmente, o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas UBSs e 8 horas na especialização. O curso é de responsabilidade de 12 das 16 instituições que compõem a rede Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-Sus), que apoia a promoção da formação e a qualificação à distância, gratuitamente.
Secom/ Ferraz - 21/02/2014