Ferraz vai receber mais quatro médicos

Ferraz vai receber mais quatro médicos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos será contemplada com a contratação de mais quatro médicos. O incremento na rede será feito por meio do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), do governo federal. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde fez à solicitação oficialmente à União. A previsão é que o convênio firmado com o Ministério da Saúde disponibilize os profissionais até o início do mês de março. No momento, a cidade administrada pelo prefeito Acir Filló conta com quatro profissionais de outro convênio nacional, o Mais Médicos.

Ferraz vai receber mais quatro médicos / Foto: Will de Oliver
Ferraz vai receber mais quatro médicos / Foto: Will de Oliver


De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luiz Antônio Nascimento, o Provab é destinado a médicos, dentistas e enfermeiros, contratados pelo governo federal para prestarem serviços de Atenção Básica nos municípios interessados pela parceria. Os médicos generalistas Rodrigo Andrade de Medeiros, Luciana Oliveira Sousa e Henrique Nunes Machado já formalizaram, nesta semana, o local onde vão trabalhar em Ferraz. A partir de 6 de março (quinta-feira), os especialistas vão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Paulo (rua Vinícius de Moraes, 386 – Vila São Paulo):

“A priori, a Secretaria de Saúde solicitou ao programa do Ministério da Saúde 12 médicos. Já fomos contemplados com quatro, sendo que três já definiram até mesmo onde vão trabalhar. Nossa expectativa é que, até o mês de março, mais oito profissionais formalizem vínculo com a municipalidade. Os generalistas já atrelados a Ferraz terão uma carga de trabalho de oito horas diárias, com contrato de 12 meses. Vale ressaltar que a contratação desses médicos não recai em ônus para a municipalidade. A única contrapartida exigida pela esfera federal é que a prefeitura custeie o transporte dos médicos”, explica o gestor.

O chefe do Poder Executivo ferrazense enaltece a vinda de mais quatro médicos para o município e adiantou que está pleiteando, paralelo aos convênios entre a administração local e o governo federal, um processo seletivo para a contratação de mais profissionais, com recursos próprios:

“Depois de tanto sofrimento pela falta de médicos em Ferraz, estamos colocando mais profissionais nas UBSs. Atualmente, temos quatro médicos atuando em nosso município pelo Mais Médicos. Contudo, queremos aumentar esse quadro, para que seja possível o incremento nos postos de saúde e, consequentemente, o atendimento a quem depende da rede básica. É muito importante que estes profissionais atendam em áreas carentes da cidade, como é o caso da Vila São Paulo. Naquela região, os indicadores são preocupantes. Com a vinda desses quatro médicos, vamos suprir a necessidade de cerca de 10 mil pessoas”, acrescenta Filló.

Provab

O Provab tem a finalidade de estimular e valorizar o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e disponibilizá-los em localidades com maior carência. O projeto foi instituído pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, em 1º de setembro de 2011.

O Provab prevê atuação de profissionais, como médicos, dentistas e enfermeiros, por 12 meses. Neste período, os especialistas devem ser supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação dos mesmos num curso de Atenção Básica, que será ministrado em São Paulo. Semanalmente, o profissional terá 32 horas de atividades práticas nas UBSs e 8 horas na especialização. O curso é de responsabilidade de 12 das 16 instituições que compõem a rede Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-Sus), que apoia a promoção da formação e a qualificação à distância, gratuitamente.

Secom/ Ferraz - 21/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV