Lançamento de projeto pode ocorrer em Ferraz
Lançamento de projeto pode ocorrer em Ferraz
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, aguarda um posicionamento oficial da Casa Civil quanto à possibilidade de o governador do Estado de São Paulo vir ao Alto Tietê, dentro das próximas semanas, assinar a ordem de serviço do projeto executivo do Corredor Metropolitano BRT (Bus Rapid Transit). A via vai ligar Ferraz a Arujá, passando, ainda, por Poá e Itaquaquecetuba. As obras devem ser concluídas em dois anos. Em reunião ocorrida, recentemente, na Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), na capital, o chefe do Poder Executivo ferrazense negociou com o colega de Arujá, Abel Larini, a possibilidade de promover o lançamento do empreendimento viário na cidade que administra desde 1º de janeiro de 2013.CORREDOR METROPOLITANO: Lançamento de projeto pode ocorrer em Ferraz / Foto: Will de Oliver |
Segundo o Departamento de Projetos da STM, o novo equipamento público de mobilidade urbana terá 20,9 quilômetros de extensão e atenderá mais de 42 mil passageiros por dia. A frota será composta por 67 ônibus articulados, que vão circular entre dois terminais - que serão construídos em Ferraz e em Arujá -, com direito a mais de 20 pontos de parada no percurso. A empresa Vetec Engenharia venceu o processo licitatório ao apresentar o valor de R$ 10,4 milhões para elaborar o projeto viário do governo estadual.
Em encontro ocorrido em 10 de janeiro (sexta-feira), em São Paulo, a STM apresentou, por meio de um slide, a descrição funcional de todo o percurso do Corredor Metropolitana e as intervenções que serão empreendidas para a construção das pistas de rolamento, que vão deter faixas exclusivas para os ônibus articulados, veículos e ciclovia. A obra deve contar com, ao menos, quatro viadutos, conforme detalhou, na oportunidade, Joaquim Lopes, presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), empresa vinculada à STM que fiscaliza e regulamenta o transporte de baixa e de média capacidade nas quatro Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.
Ainda durante a reunião na capital, Filló destacou o empenho do secretário Jurandir Fernandes, titular na STM, quanto ao andamento do Corredor Metropolitano e, também, de toda a equipe da EMTU:
“Também aproveitei o encontro para falar com o Larini (prefeito de Arujá) sobre a possibilidade de o lançamento do projeto ser feito em Ferraz. Temos grandes chances de abrigar a cerimônia, que deverá contar com a presença do governador Geraldo Alckmin. Em conversa recente com a Casa Civil, já fomos informados que Edson Aparecido, secretário-chefe da pasta, está empenhado para afinar a agenda de Geraldo Alckmin com a nossa e contemplar sua presença no dia do lançamento”, complementa o gestor.
A previsão da EMTU é que, até o segundo semestre de 2014, a ordem de serviço do projeto executivo da via seja assinada pelo chefe do Executivo Estadual. Os investimentos giram em torno de R$ 336 milhões. Dos pouco mais de 20 quilômetros do empreendimento viário, Ferraz deverá ganhar 7,4 quilômetros de pista. A previsão é que a pista, na cidade, passe pelas ruas (FOTOS ANEXAS) Tito Temporim, Napoleão Laureano e Albino Francisco Figueiredo.
Ao todo, o Corredor Metropolitano deverá atender mais de 42 mil usuários do Alto Tietê, com direito à redução no tempo do trajeto e, em determinados trechos, à integração com linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM.
Secom/ Ferraz - 02/02/2014